A presença dos principais integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mutirão, no bairro Amazonino Mendes, zona Norte da capital, nesta terça-feira (10/2), mostrou a ausência massiva dentro da Casa Legislativa logo na abertura dos trabalhos parlamentares de 2026, ano marcado pelas disputas eleitorais.
O presidente da CMM, David Reis (Avante), o primeiro vice-presidente Jander Lobato (PSD) e o segundo vice-presidente Raulzinho (MDB) participaram da entrega ao lado do Executivo municipal. No entanto, a agenda externa coincidiu justamente com o primeiro dia de sessão plenária do ano, quando tradicionalmente há expectativa de discursos mais longos e posicionamentos políticos durante o grande expediente.
Saiba mais:
O que Rosinaldo Bual fez na CMM antes da prisão e do afastamento em 2025
Deputado quer criar Dia do Empreendedor Cristão no Amazonas
A ausência dos três parlamentares em ano de eleição, seja em participação em inaugurações ou entregas de obras, ganha peso estratégico este ano, ao mesmo tempo, ausência no plenário pode alimentar críticas por parte da população. Pela transmissão da sessão, não é possível ver o painel onde mostra os parlamentares ausentes, presentes ou as ausências justificadas. Ao fim, a Ata da sessão será publicada e assim será notada se houve ou não registro dos vereadores no sistema.
A expectativa é de que episódios semelhantes se tornem mais frequentes ao longo do ano, à medida que vereadores que ocupam cargos estratégicos ampliem sua participação em agendas externas. Para observadores da cena política local, o caso desta terça-feira funciona como um primeiro termômetro das tensões que devem marcar a relação entre plenário, Mesa Diretora e calendário eleitoral nos próximos meses.
JUSTIFICATIVA
Já em sessão plenária, vereador Raulzinho aproveitou um momento de fala para justificar o seu atraso neste primeiro dia de trabalhos legislativos. Ele afirmou que esteve na agenda do executivo municipal para representar a Casa Legislativa e destacou o a construção de um poço artesiano no local, atendendo às necessidades da comunidade.
“Eu preciso informar a Câmara Municipal de Manaus, que cheguei um pouco atrasado porque estava na atividade da Câmara, eu estava representando a Câmara Municipal de Manaus, lá no bairro do Novo Aleixo, Mutirão, em nome dos heróis da casa, numa grande inauguração, na realidade, do CRAS do Mutirão, onde aquele CRAS vai atender cerca de 22 mil famílias naquele local”, frisou.
Veja o momento: