
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, desembarcou em Manaus nesta segunda-feira (29/9) para uma série de compromissos oficiais, reforçando, segundo ele, as prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Amazonas.
A primeira atividade do dia foi a reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Cidade Nova, importante espaço de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.
Após o evento, em entrevista à Rede Onda Digital, Silvio Costa Filho destacou que a BR-319 é um dos projetos centrais da gestão Lula.
“A BR-319 é uma prioridade do presidente Lula, é uma obra estratégica para o desenvolvimento do estado e para o escoamento da produção. Além disso, tem outras obras estratégicas, como as balsas, que são fundamentais para ampliar as operações de cargas em toda a região”, afirmou o ministro.
Veja a declaração:
“A BR-319 é uma prioridade do presidente Lula”, destaca ministro dos Portos, Silvio Costa, em Manaus pic.twitter.com/9qImaCcStB
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) September 29, 2025
Leia mais:
- Eduardo Braga exalta obras sociais, cobra avanços em portos no Amazonas e cita BR-319
- Omar Aziz diz que “política é servir, não extremismo” ao destacar programas sociais com Eduardo Braga
Silvio também irá participar da cerimônia de entrega das primeiras balsas de minério de ferro do projeto da LHG Mining, realizadas no Estaleiro Juruá, no Iranduba. O empreendimento prevê a produção de 128 embarcações.
No interior do Amazonas, o ministro irá até Eirunepé para participar da apresentação do projeto de modernização do porto. Em seguida, às 15h, participará da inauguração da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Envira, construída pelo Dnit com investimento de R$ 37,6 milhões. O novo porto vai atender 17,1 mil pessoas, garantindo segurança à navegação, redução de custos logísticos e melhorias no transporte de passageiros, alimentos e bens essenciais.
“Investimentos de requalificação desses IP4 que são muito estratégicos para o desenvolvimento do Amazonas”, disse à Rede Onda Digital.
Durante os compromissos, também foi anunciado um financiamento de R$ 384,3 milhões do Fundo da Marinha Mercante (FMM). O recurso será destinado à construção de 60 balsas graneleiras, algumas com capacidade para até 2.000 toneladas, além de dois empurradores fluviais de última geração em estaleiros de Manaus. Segundo o ministro, o investimento consolida a capital como um polo estratégico da indústria naval brasileira e reforça o papel do Amazonas no desenvolvimento econômico e logístico nacional.
*colaboração de João Lucas Silva