A maioria dos brasileiros é contra o projeto de lei da Dosimetria, aprovado ontem no Senado: é a conclusão de pesquisa Atlas Intel divulgada nesta quinta-feira (18/12).
O PL altera as regras de progressão de regime, mecanismo que permite ao condenado com bom comportamento passar para os regimes semiaberto ou aberto e foi criado para diminuir as penas dos envolvidos nos atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Pode beneficiar também o ex-presidente Jair Bolsonaro, que atualmente cumpre pena por tentativa de golpe de estado.
Conforme a Atlas Intel, 63,3% dos brasileiros são contra o projeto, enquanto 34% se dizem favoráveis. Outros 3,3% não souberam dizer ou não responderam.
Leia mais:
Lula evita antecipar decisão sobre Lei da Dosimetria: “Vou fazer o que entender que deve ser feito”
Dosimetria aprovada: veja como votaram os senadores amazonenses
A pesquisa Atlas ouviu 18.154 pessoas por meio do método Atlas RDR (recrutamento digital aleatório). A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 10 e 15 de dezembro deste ano.
Aprovado por 48 votos a favor e 25 contra no Senado, o PL da Dosimetria segue agora para sanção ou veto do presidente Lula (PT). O petista já indicou que deverá vetar o projeto.
*Com informações de Metrópoles