O município de Envira, distante 1.208 km de Manaus, enfrentou um período de racionamento de energia na quinta-feira (13/11), situação que mobilizou o prefeito Ivon Rates (PSD) a se pronunciar nas redes sociais e apresentar as medidas emergenciais adotadas para restabelecer a estabilidade elétrica. Em vídeo divulgado nesta sexta-feira (14/11), o gestor afirmou estar acompanhando pessoalmente as ações para solucionar a crise e prometeu que novos equipamentos serão instalados nos próximos dias.
“Lamentamos muito o racionamento vivenciado ontem (13/11). Hoje (14/11) talvez a gente volte a ter perda de energia, mas já estaremos com o mecânico tentando colocar dois motores em funcionamento enquanto os cinco novos estão a caminho”, declarou.
Segundo Rates, o problema atual decorre da “quebradeira de motores” na usina local. Ele lembrou que, em seu mandato anterior, havia articulado a instalação de uma nova usina com 14 grupos geradores, o que colocou Envira entre os municípios com maior estabilidade energética. Entretanto, ao retornar ao comando da Prefeitura, encontrou apenas sete motores em funcionamento.
Saiba mais:
Saullo Vianna diz que troca de partido só em março e que janela será decisiva em 2026
Projeto sugere que farmácias do Amazonas aceitem receitas digitais para antibióticos
O prefeito afirmou que cinco novos grupos geradores já chegaram ao município de Feijó (AC) e devem ser transportados para Envira em cerca de oito dias. Além disso, um mecânico enviado pela empresa responsável pela geração de energia desembarca ainda hoje para tentar reativar mais dois motores da usina atual.
“Eu acredito que em mais oito dias nós estejamos com esses cinco motores dentro da usina no município de Envira. E nesta manhã, chega no Envira um mecânico enviado pela empresa responsável pela geração de energia para que mais dois”, explicou.
O gestor municipal reforçou que a gestão segue empenhada em minimizar os impactos à população e agradeceu o apoio de parceiros nessa mobilização.
“Vamos pra frente com gestão e cuidados. Nós ajudamos o povo a superar os seus problemas”, concluiu.
Assista: