O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (13/1) decretos que oficializam mudanças na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As medidas envolvem a exoneração e, em seguida, a nomeação de Isaac Tayah para cargo estratégico na área de Vigilância Sanitária.
De acordo com a publicação, Isaac Tayah foi exonerado, a contar de 5 de janeiro de 2026, do cargo de subsecretário da Semsa.

No mesmo dia, o prefeito assinou decreto que considera nomeado o ex-vereador para exercer a função de subsecretário de Gestão de Vigilância Sanitária, cargo que integra a nova estrutura organizacional da pasta.

A nomeação ocorre com base na legislação municipal que reorganizou a Semsa, incluindo a Lei nº 3.606, de 30 de dezembro de 2025, combinada com normas anteriores que tratam da estrutura administrativa da saúde no município. Os decretos citam ainda ofícios internos da secretaria e processos administrativos que fundamentam a decisão.
Saiba mais:
João Rufino Júnior assume comando da regulação de resíduos sólidos na AGEMAN
Nova lei garante apoio psicológico e combate burnout na segurança pública do AM
Permanências nos cargos
Outras exonerações e nomeações também foram publicadas na mesma edição do DOM. No caso de Nagib Salem Neto, exonerado a partir do dia 05, do cargo de subsecretário municipal de Gestão Administrativa e Planejamento, da SEMSA.

Posteriormente, Nagib foi nomeado para o mesmo cargo.

A mesma situação foi com o Djalma Pinheiro Pessoa Coelho, que foi exonerado do cargo de subsecretário municipal de Gestão da Saúde da SEMSA.

Mas, Djalma também foi reconduzido ao cargo.

Shadia Fraxe, por exemplo, foi confirmada como Secretária de Saúde do município de Manaus.

As publicações são assinadas pelo prefeito David Almeida e passam a valer retroativamente a 5 de janeiro de 2026, conforme estabelecido nos atos oficiais divulgados no Diário Oficial do Município.