O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais neste sábado (8/11) para se solidarizar com as famílias das vítimas do tornado que atingiu cidades do centro-sul do Paraná. Ele também prestou apoio aos moradores afetados.
“Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, declarou Lula.
Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas.
Uma equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffmann,…
— Lula (@LulaOficial) November 8, 2025
Segundo às últimas informações atualizadas pela Defesa Civil neste sábado (8/11), ao menos seis pessoas morreram e cerca de 600 ficaram feridas. A Defesa Civil estima que 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu tenha sido atingida. A cidade tem cerca de 14 mil moradores e fica a aproximadamente 400 km de Curitiba.
Leia mais
Amazonas e outros 15 estados entram em alerta de tempestade, segundo Inmet
Lula informou que enviou uma comitiva à região, liderada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, além de equipes da Defesa Civil.
Segundo o presidente, profissionais da Força Nacional do SUS também foram deslocados para ajudar no atendimento e no apoio ao governo estadual.
O governador Ratinho Junior decretou estado de emergência para agilizar ações de reconstrução. Ele afirmou que diversos moradores perderam suas casas e que alojamentos provisórios já estão sendo organizados.
*Com informações da Agência Brasil.