O Radar do Congresso 2025, estudo realizado pelo portal Congresso em Foco, mostrou que em 2025 a bancada do Amazonas no Congresso Nacional foi majoritariamente governista. Os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) e o deputado Átila Lins (PSD) foram os que mais seguiram as orientações do Governo Lula. Já o deputado Alberto Neto foi o que menos votou com o governo.
Conforme o Radar, o índice de governismo dos congressistas é calculado a partir das votações do parlamentar que seguiram ou não a orientação do líder do governo. Votos iguais à orientação (sim ou não) aumentam o índice; qualquer opção diferente da orientação (seja sim, não, abstenção ou falta), diminui o índice de governismo.
Não aparecem no gráfico os parlamentares que não atingiram o nível mínimo de votações para o cálculo do índice. As votações implicam, no final, em um índice de governismo, que vai de 0 a 100 pontos. O mais governista neste índice é Omar, que atingiu 97 de 100 pontos possíveis. Eduardo Braga atingiu 96 pontos e Átlia Lins 89 pontos.
Um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, Alberto Neto atingiu 24 dos 100 pontos possíveis. Depois dele, o menos governista dos congressistas amazonenses foi o senador Plínio Valério (PSDB), que atingiu o índice de 62 pontos.
Confira o índice de governismo da bancada do Amazonas no Congresso:
- Omar Aziz (PSD): 97 pontos;
- Eduardo Braga (MDB): 96;
- Átila Lins (PSD): 89;
- Pauderney Avelino (União Brasil): 82;
- Adail Filho (Republicanos): 81
- Fausto Júnior (União Brasil): 80;
- Silas Câmara (Republicanos): 79;
- Sidney Leite (PSD): 79;
- Amon Mandel (Cidadania): 73;
- Plínio Valério (PSDB): 62
- Alberto Neto (PL): 24
Saiba mais:
Água e ar: elementos invisíveis que dão sabor e forma aos alimentos
As diferentes faces de um produto obrigatório na ceia de Natal dos amazonenses
Índice de governismo por bancadas
A bancada do Amazonas no Senado foi mais fiel às orientações do Governo Lula ao longo de 2025. No total, foram 356 votações com indicações de voto por parte do líder governista, o senador Randolphe Rodrigues (PT). Nelas, o índice de governismo dos nossos senadores foi de 83%.
Na Câmara dos Deputados, foram 1422 votações com orientação do líder petista José Guimarães (PT/CE). Nelas, a bancada do Amazonas foi fiel à orientação em 72% das vezes.