
O vereador Marcelo Serafim (PSB) afirmou, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (29/9), que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) deve receber até 15 de outubro a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. A previsão, segundo ele, é que o orçamento da capital fique entre R$ 12 e R$ 13 bilhões.
“Olha só, a gente vai seguir todos os trâmites regimentais e previstos na Lei Orgânica do Município. A Semef deve enviar essa lei orçamentária até o dia 15 de outubro. Imagino eu que o orçamento do próximo ano ficará em torno de 12 a 13 bilhões de reais. E nós vamos discutir aqui dentro da Câmara as possibilidades de melhorar a proposta. Nenhuma proposta é tão boa que não possa ser alvo de emendas para que seja melhorada ano a ano. Quase sempre existem emendas que melhoram o projeto e não será diferente esse ano”, declarou.
Ao comparar os números de 2024 e 2025, o parlamentar destacou o aumento da receita corrente líquida.
“Quando a gente olha o aumento de 2024 em relação a 2025, foi quase 14% de aumento na receita corrente líquida. Então a expectativa, embora a Semef vá ter uma expectativa mais conservadora, a gente tem visto ao longo dos últimos anos que a receita do município tem crescido um número bem superior ao que a inflação. Então a Semef, obviamente, que trabalha com recursos, tem que ser conservadora. Mas o que a gente tem visto é que o orçamento tem aumentado bem acima da inflação ano após ano”, disse.
Leia mais:
Na CMM, vereador comenta briga entre Popó e Wanderlei: “Um filme real de luta, incrível”
CMM aprova lei que autoriza uso de medicamento humano no tratamento de esporotricose animal
Sobre a participação popular em relação ao assunto, o vereador informou que as audiências públicas ainda não têm cronograma definido, mas serão discutidas com os demais parlamentares após a chegada da proposta na Casa.
Assista: