Home Política Na CMM, Sargento Salazar propõe licença única para facilitar abertura de negócios em Manaus

Na CMM, Sargento Salazar propõe licença única para facilitar abertura de negócios em Manaus

0
Na CMM, Sargento Salazar propõe licença única para facilitar abertura de negócios em Manaus
Vereador Sargento Salazar (Foto: Divulgação/Assessoria).

Um Projeto de Lei, de autoria do vereador Sargento Salazar (PL), está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta institui a Licença Única Municipal, que visa unificar e simplificar o processo de legalização de novos negócios na capital amazonense.

Se aprovada, a medida substituirá o alvará de funcionamento, a licença sanitária, a autorização ambiental e outras licenças municipais exigidas para o exercício de atividades econômicas.

O parlamentar pretende criar um documento único, emitido digitalmente, que agilize o processo de abertura de empresas. A Licença Única terá validade de dois anos, com possibilidade de renovação simplificada, podendo ser obtida inteiramente online.

O prazo de emissão será de até 48 horas para atividades de baixo risco e de até cinco dias úteis para os demais casos.


Saiba mais:

Maria do Carmo fez única condição para disputar candidatura pelo PL: “Vou pro governo ou nada”

Renato Jr vai à CMM para reunião ‘surpresa’ com vereadores em alinhamento de demandas


Conforme o vereador Salazar, o objetivo da proposta é fomentar a geração de empregos e reduzir a burocracia enfrentada por quem deseja empreender. A expectativa é que a iniciativa contribua para diminuir a informalidade e impulsionar a economia local, beneficiando especialmente os microempreendedores.

“O excesso de burocracia tem sido uma barreira para milhares de empreendedores. Nosso objetivo é facilitar a vida de quem quer trabalhar e gerar empregos, sem abrir mão da fiscalização e da segurança jurídica”, afirmou o parlamentar.

Inspirado em modelos bem-sucedidos, como o Alvará Expresso de Curitiba (PR), o projeto respeita as competências municipais e busca tornar Manaus uma referência em eficiência administrativa.

PL do Sargento Salazar terá impacto neutro

Salazar destacou que a proposta terá impacto financeiro neutro para os cofres públicos, já que os custos operacionais serão cobertos pelas taxas atualmente em vigor.

“A proposta é de impacto financeiro neutro, uma vez que os custos operacionais serão cobertos pelas taxas já existentes. Queremos uma cidade que incentive o trabalho e a geração de renda, e não que crie obstáculos”, destacou o vereador.

O projeto de lei segue agora para análise nas comissões técnicas da Câmara Municipal (CMM). Após essa etapa, será incluído na pauta do plenário da Casa, onde passará por votação.