Home Política Therezinha Ruiz confirma candidatura para 2026: “ao legislativo estadual ou federal”

Therezinha Ruiz confirma candidatura para 2026: “ao legislativo estadual ou federal”

0
Therezinha Ruiz confirma candidatura para 2026: “ao legislativo estadual ou federal”
Foto: Ricardo Machado

Em entrevista exclusiva à Rede Onda Digital, a ex-deputada estadual e atual coordenadora-geral da UGP-PADEAM, Therezinha Ruiz, destacou os avanços e desafios na execução de projetos educacionais em parceria com o BID e a Seduc-AM, incluindo a implantação de 22 novas unidades escolares em 16 municípios do Amazonas.

Defensora da educação integral como caminho para o desenvolvimento social, ela ressaltou sua trajetória voltada à educação e à família, defendendo maior equilíbrio de gênero nas Casas Legislativas e o aumento da participação feminina na política.

Ao final, confirmou que será candidata nas eleições de 2026, afirmando que sua experiência a credencia a continuar contribuindo com o Estado.

Leia a íntegra a entrevista:

Rede Onda Digital: Você foi nomeada coordenadora-geral da UGP-PADEAM, órgão que articula parcerias, obras e projetos educacionais junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e à Secretaria de Educação do Estado. Quais são os desafios mais urgentes que você identificou ao assumir essa coordenação e como está atuando para superá-los?

Therezinha Ruiz: “O primeiro desafio foi diagnosticar a demanda de novas matrículas na rede estadual de ensino do Amazonas, onde, em parceria com a SEDUC/AM e BID, foram eleitos os municípios com as maiores demandas reprimidas. No total, foram 16 municípios contemplados com a instalação de 22 unidades escolares, entre centros de educação em tempo integral, escolas da floresta e escolas indígenas”.

Rede Onda Digital: Em relação ao Padeam II, que contempla construção de novas unidades educacionais, escolas indígenas, da “floresta”, etc., quais são os marcos ou metas que você estabelece para os próximos dois anos?

Therezinha Ruiz: “Efetivar a implantação das 22 unidades escolares e entregá-las à Seduc, totalmente equipadas e preparadas para o funcionamento pedagógico, assim como os demais projetos voltados para a formação de professores e apoio à gestão educacional”.

Rede Onda Digital: Você, como ex-parlamentar e educadora, como enxerga o papel da educação no desenvolvimento social do Amazonas e qual seria a “grande” meta que você gostaria de ver concretizada no setor até 2030?

Therezinha Ruiz: “A meta até 2030 que desejo, é que em todos os municípios do nosso estado possam ampliar as estruturas das escolas em um formato que possa atender às necessidades dos alunos para seu pleno desenvolvimento. A educação integral é o caminho para esse futuro”.

Rede Onda Digital: Sua trajetória destaca “educação e família” como pilares. De que forma sua experiência pessoal como mulher, educadora e legisladora influenciou sua visão de políticas públicas ligadas à família e à educação?

Therezinha Ruiz: “Durante minha trajetória profissional e como parlamentar, pude ajudar a fortalecer todos os alicerces da educação no Amazonas, com a construção de políticas públicas especificas voltadas para a família e a educação. Tenho muitos projetos que foram executados, exemplifico, o projeto professor inovador, em que os educadores puderam eternizar suas práticas pedagógicas em 6 edições publicadas”.


Saiba mais: 

Novato na Casa, vereador Amauri Gomes vê “vícios” na condução de pautas centrais da CMM

Câmara de Manaus pode criar a “Medalha Vira-Lata Caramelo” para homenagear defensores da causa animal


Rede Onda Digital: Que ações você acha que poderiam ser adotadas pelas Casas Legislativas ou pelos partidos para fomentar mais candidaturas femininas e maior protagonismo das mulheres eleitas?

Therezinha Ruiz: “O regramento de 30% de mulheres candidatas poderia ser maior, deveria ser igualitário entre homens em mulheres, sendo justo o direito à candidatura para todos”.

Rede Onda Digital: Como você avalia esse avanço em termos de representatividade e de poder de decisão das mulheres na Aleam e nas Casas Legislativas municipais, como a Câmara Municipal de Manaus?

Therezinha Ruiz: “Não considero avanço nos parlamentos municipal e estadual o cenário atual das mulheres parlamentares eleitas, considero insuficiente para o equilíbrio de gênero no parlamento”.

Rede Onda Digital: Dada sua carreira, que já incluiu mandatos legislativos e agora atuação executiva no setor da educação, fica a pergunta: você pretende se candidatar a algum cargo nas eleições de 2026? Se sim, qual seria a prioridade ou o cargo de desejo?

Therezinha Ruiz: “Sim, pretendo, as articulações para o novo projeto de minha candidatura estão em plena movimentação. Ainda tenho tempo para definir a efetiva candidatura se ao legislativo estadual ou federal. A certeza que tenho é que serei candidata. Minha experiência me credencia a continuar contribuindo com meu Estado”.