
Nesta terça-feira (30/9) vereadora de Borba (AM), Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como Betinha, voltou atrás e pediu desculpas após causar polêmica nas redes sociais e no plenário da Câmara Municipal. A parlamentar havia afirmado, durante sessão legislativa, ser “a favor da violência contra a mulher”, declaração que viralizou na internet.
No pronunciamento, Betinha afirmou:
“Reconheço que eu me manifestar em plenário, utilizei uma expressão totalmente inadequada e infeliz, que não corresponde ao que penso nem ao que desejo transmitir. De forma alguma, foi minha intenção justificar ou naturalizar qualquer forma de violência. (…) Peço sincera desculpa a todas que se sentiram ofendidas.”
Veja:
Vereadora pede desculpas após polêmica fala defendendo violência contra mulheres pic.twitter.com/hobYdHjx3a
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) September 30, 2025
A parlamentar reforçou que a violência contra a mulher é inaceitável e que jamais pode ser tolerada ou justificada. Ela também declarou que o episódio servirá como reflexão pessoal , garantindo que irá agir com mais responsabilidade em suas manifestações futuras.
Câmara de Borba se pronuncia
A Presidência e a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Borba se manifestou sobre o caso.
“Tais falas, registradas em sessão oficial, são absolutamente inaceitáveis e não condizem com os valores desta Casa Legislativa, que deve ser espaço de respeito, diálogo democrático e defesa intransigente da dignidade humana. A Câmara Municipal de Borba repudia veementemente toda e qualquer manifestação que possa incentivar, justificar ou naturalizar a violência contra a mulher”, escreveu em nota.

A presidente da Câmara, vereadora Enfermeira Tatiana Franco (União Brasil), do município de Borba (AM), também sofreu uma caso de violência política de gênero. Nas eleições de 2022, ela registrou um Boletim de Ocorrência em desfavor do ex-prefeito do município, Simão Peixoto.
Em comício após o segundo turno das eleições daquele ano, o prefeito Simão Peixoto ameaçou “dar uma ripada” na vereadora, segundo ele “para ela respeitar a saúde de Borba”.
Saiba mais:
“Sou a favor da violência contra a mulher”;, diz vereadora do Amazonas em discurso polêmica
Entenda
O episódio ocorreu na última segunda-feira (29/9), quando a vereadora comentou uma discussão entre a colega Professora Jéssica (DC) e o vereador Pedro Paz (MDB). Durante o embate, Pedro Paz levantou o dedo em plenário, gesto que resultou no envio de um documento contra ele à Comissão de Ética da Casa. Ao defender o aliado político, Betinha usou uma expressão considerada ofensiva e inaceitável.
Em seu discurso, a vereadora declarou:
“Eu digo com toda sinceridade, eu sou a favor da violência contra a mulher. Sim, quando o homem bate na mulher, eu aprovo. Tem mulher que merece apanhar.”
Ainda em plenário, Elizabeth Maciel tentou justificar a fala, alegando já ter presenciado situações em que mulheres se agrediram para incriminar homens injustamente. Ela afirmou que seu colega não teria ofendido a vereadora Jéssica:
“O vereador Pedro Paz não ofendeu a vereadora Jéssica. O senhor apenas levantou seu modo de falar. Todo mundo tem um modo de falar. (…) Eu sou contra isso. Sou a favor da lei pra defender as mulheres, mas eu sou contra mulheres que querem se beneficiar.”