Um levantamento da Rede Onda Digital analisou como os 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) utilizam as redes sociais para divulgar suas atividades legislativas.
A maioria mantém presença ativa no ambiente digital com publicações que vão desde prestação de contas até debates sobre projetos e demandas da cidade.
O mapeamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de maio de 2025 e mostra que, embora grande parte dos parlamentares invista na comunicação digital, alguns adotam um perfil mais discreto nas redes, com atualizações menos frequentes.
Em engajamento, o vereador Sargento Salazar (PL) dispara na liderança, com 838 mil seguidores, muito à frente dos colegas. Na segunda posição aparece Capitão Carpê (PL), com 235 mil seguidores, e em terceiro Rodrigo Guedes (Progressistas), com 88,9 mil. Os números correspodem ao perfil no instagram.

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Quem tem menos seguidores
Na outra ponta do ranking, os vereadores Paulo Tyrone (PMB), com 4.741 seguidores, Sérgio Baré (PRD), com 5.565, e Saimon Bessa (União Brasil), com 5.686, aparecem com os menores números no Instagram.
Apesar disso, todos mantêm perfis ativos, com atualizações eventuais, embora com menor volume de publicações e interações em comparação aos demais parlamentares no período analisado.
O recorte também evidencia que o número de seguidores não está, necessariamente, relacionado ao desempenho parlamentar. Mesmo com presença digital mais recente, criada durante a campanha de 2024, o perfil de Paulo Tyrone, por exemplo, mostra uma estratégia de comunicação em desenvolvimento.
“O número de seguidores nas redes sociais não reflete o meu trabalho como parlamentar. Sou um dos vereadores mais atuantes da Câmara com 10 Projetos de Lei de minha autoria em tramitação e 218 requerimentos apresentados. Estamos presentes nas comunidades por meio de ações sociais, que já atenderam quase 800 pessoas, além de visitas constantes, dialogando e ouvindo as demandas reais da população”, ressaltou para a Rede Onda Digital.

Ranking completo
| Ranking | Vereador | Partido | Seguidores |
| 1º | Sargento Salazar | PL | 838 mil |
| 2º | Capitão Carpê | PL | 235 mil |
| 3º | Rodrigo Guedes | Progressistas | 88,9 mil |
| 4º | Dione Carvalho | Agir | 86,1 mil |
| 5º | Eurico Tavares | PSD | 54,5 mil |
| 6º | Eduardo Assis | Avante | 54,2 mil |
| 7º | Aldenor Lima | União Brasil | 63,2 mil |
| 8º | Kennedy Marques | MDB | 48,8 mil |
| 9º | Ivo Neto | PMB | 39,1 mil |
| 10º | Coronel Rosses | PL | 31,2 mil |
| 11º | Marcelo Serafim | PSB | 30,5 mil |
| 12º | João Carlos | Republicanos | 28,2 mil |
| 13º | Rodrigo Sá | Avante | 26,6 mil |
| 14º | João Paulo Janjão | Agir | 26 mil |
| 15º | Diego Afonso | União Brasil | 25,3 mil |
| 16º | David Reis | Avante | 25,1 mil |
| 17º | Rosinaldo Bual | Agir | 24,9 mil |
| 18º | Elan Alencar | Democracia C. | 24,4 mil |
| 19º | Gilmar Nascimento | Avante | 24,4 mil |
| 20º | Jaildo Oliveira | Partido Verde | 21,9 mil |
| 21º | Thaysa Lippy | PRD | 20,7 mil |
| 22º | Zé Ricardo | PT | 18,7 mil |
| 23º | Mitoso | MDB | 16,8 mil |
| 24º | Rodinei Ramos | Avante | 15,4 mil |
| 25º | Raiff Matos | PL | 15,2 mil |
| 26º | Eduardo Alfaia | Avante | 13,4 mil |
| 27º | Carlos Pai Amado | Avante | 12,7 mil |
| 28º | Joelson Silva | Avante | 12,7 mil |
| 29º | Allan Campelo | Podemos | 12,5 mil |
| 30º | Jander Lobato | PSD | 11,8 mil |
| 31º | Professora Jacqueline | União Brasil | 10,5 mil |
| 32º | Yomara Lins | Podemos | 10,6 mil |
| 33º | Everton Assis | União Brasil | 10 mil |
| 34º | Raulzinho | MDB | 10 mil |
| 35º | Rosivaldo Cordovil | PSDB | 9.904 mil |
| 36º | Professor Samuel | PSD | 8.504 mil |
| 37º | Roberto Sabino | Republicanos | 7.775 mil |
| 38º | Marco Castilhos | União Brasil | 6.443 mil |
| 39º | Saimon Bessa | União Brasil | 5.686 mil |
| 40º | Sérgio Baré | PRD | 5.565 mil |
| 41º | Paulo Tyrone | PMB | 4.741 mil |
Mapeamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de maio de 2025.
Análise do levantamento
- 100% dos vereadores possuem pelo menos uma rede social ativa;
- 19 vereadores possuem menos de 20 mil seguidores;
- A maioria concentra seus esforços no Instagram, deixando plataformas como Facebook, X (Twitter) e YouTube com menos uso;
- Apenas 9 vereadores usam WhatsApp como ferramenta de divulgação institucional, segundo registros no site da CMM.
Alguns parlamentares, como Rosinaldo Bual (Agir) e Marcelo Serafim (PSB), possuem perfis ativos, mas optam por uma frequência menor de atualizações nas redes sociais. A estratégia de comunicação dos dois é mais focada em postagens pontuais, sem uma rotina intensa de publicações.
Além disso, vereadores como Sérgio Baré (PRD) e Kennedy Marques (MDB) mantêm suas redes ativas e atualizadas, mas os links dos perfis não estão disponibilizados no site oficial da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o que pode dificultar o acesso direto dos cidadãos a esses canais.

Quais partidos dominam?
Quando o recorte é feito por legenda, o Partido Liberal (PL) lidera com folga em alcance digital entre os vereadores de Manaus. O desempenho expressivo se deve, principalmente, aos perfis de Sargento Salazar, que ultrapassa 838 mil seguidores, e de Capitão Carpê, com 235 mil. Juntos, eles puxam a média da sigla para o topo no ambiente digital.
Outros partidos que também se destacam são o União Brasil, que possui maior número de parlamentares, e o Agir, impulsionado especialmente pelo alcance de Dione Carvalho, com 86,1 mil seguidores, além de outros vereadores da legenda que mantêm presença ativa nas plataformas.
O levantamento da Rede Onda Digital mostra que a quantidade de seguidores está, muitas vezes, associada ao perfil político, à atuação nas redes e à estratégia de comunicação adotada. No entanto, o dado não reflete, necessariamente, o desempenho legislativo, mas sim a capacidade de gerar engajamento e ampliar a comunicação com a população.
Ranking dos partidos mais engajados nas redes sociais

De acordo com a responsável pelo núcleo de marketing da Rede Onda, Thamires Tavares, a presença digital dos vereadores de Manaus reforça uma tendência irreversível: não é só sobre visibilidade, é sobre posicionamento e conexão.
“Mais do que postar, o desafio é transformar esses canais em espaços de relacionamento. A rede social bem usada aproxima, humaniza e abre diálogo. Quem se antecipa nesse movimento, ganha vantagem”, contou.