Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Wilson Lima: “O que vou fazer em 2026 não depende só de mim, depende do grupo a qual faço parte”

Conforme a legislação eleitoral, Wilson Lima pode renunciar do cargo até 4 de abril de 2026

O governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) ainda não abordará o cenário das eleições em 2026 nesse primeiro momento. Segundo ele, o foco principal será manter seu mandato à frente do Estado, trabalhando em ações e entregas nas áreas com maior prioridade, como a educação e a saúde, por exemplo.

“É natural que as pessoas perguntem sobre esse processo político, mas essas questões políticas de 2026 elas não podem contaminar o processo pelo qual a gente está empenhado agora. Quero fazer entregas na segurança pública e na saúde”, frisou o governador.

A declaração aconteceu durante entrevista ao Povo na TV, da filiada do SBT no Amazonas, TV Norte, nesta segunda-feira (24/3). Na ocasião, Wilson Lima foi questionado se ele já tem em mente algum sucessor, já que nos bastidores, circulam informações de que o governador disputará o cargo para o Senado Federal.


Saiba mais: 

Janjão cria Frente Parlamentar em Defesa da BR-319: “Se a população estiver junto é uma pressão a mais no Governo Federal”

“Eu o influenciei”, diz deputada Débora Menezes sobre a atuação do pai na política


 

Porém, ele não quis comentar muito sobre o assunto, tendo em vista que “está muito cedo” para tratar de eleições. Vale lembrar que Wilson Lima vai concluir seu segundo mandato no final de 2026, sem possibilidade de reeleição, por isso, no decorrer das semanas, muito se fala sobre qual destino ele pode tomar.

“Bom, o meu mandato vai até dezembro de 2026. O que eu vou fazer em 2026 não depende só de mim, depende do grupo a qual eu faço parte e principalmente depende do cidadão, é ele que vai decidir qual o meu futuro em 2026, mas eu acho que ainda é muito cedo para a gente tratar disso”, concluiu.

Disputas com Wilson Lima

Se Lima disputar a vaga para o Senado Federal vai encarar um cenário com os nomes de Capitão Alberto Neto, comentado publicamente por Jair Bolsonaro como um forte pré-candidato pelo PL, o vereador Zé Ricardo, onde a militância do PT lançou-o como pré-candidato durante a reunião solene em homenagem aos 45 anos da sigla partidária, e Eduardo Braga e Plínio Valério, que concorrem à reeleição. Entre outros nomes que podem surgir nessa disputa durante este ano que antecede o pleito.

Mesmo em entrevistas mais recentes alegando não querer comentar muito sobre o cenário eleitoral do próximo ano, ao Meio Dia com Jefferson Coronel, da Rede Onda Digital, o governador não descartou a possibilidade de disputar uma vaga no âmbito federal, classificando como “natural” uma disputa ao Senado.

“O caminho natural de quem foi govenador e se reelege para um segundo mandato, é de ir para o Senado”, afirmou Wilson Lima, em dezembro de 2024.

Neste mesmo ponto de vista, Lima concorrendo ao Senado, abre margem para o vice-governador Tadeu de Souza assumir o comando do Estado.

A eleição está prevista para 4 de outubro de 2026. Conforme a legislação eleitoral, o chefe de estado pode renunciar do cargo até 4 de abril do mesmo ano, caso opte pela candidatura ao Senado. Mas, caso Wilson deixe o cargo no prazo máximo, Tadeu de Souza governará o Estado por 271 dias, de 5 de abril a 31 de dezembro de 2026.

Apesar de seguirem ideias e grupos políticos distintos, ambos foram vistos em um tom amistoso na solenidade de posse da OAB-AM. 

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) ainda não abordará o cenário das eleições em 2026 nesse primeiro momento. Segundo ele, o foco principal será manter seu mandato à frente do Estado, trabalhando em ações e entregas nas áreas com maior prioridade, como a educação e a saúde, por exemplo.

“É natural que as pessoas perguntem sobre esse processo político, mas essas questões políticas de 2026 elas não podem contaminar o processo pelo qual a gente está empenhado agora. Quero fazer entregas na segurança pública e na saúde”, frisou o governador.

A declaração aconteceu durante entrevista ao Povo na TV, da filiada do SBT no Amazonas, TV Norte, nesta segunda-feira (24/3). Na ocasião, Wilson Lima foi questionado se ele já tem em mente algum sucessor, já que nos bastidores, circulam informações de que o governador disputará o cargo para o Senado Federal.


Saiba mais: 

Janjão cria Frente Parlamentar em Defesa da BR-319: “Se a população estiver junto é uma pressão a mais no Governo Federal”

“Eu o influenciei”, diz deputada Débora Menezes sobre a atuação do pai na política


 

Porém, ele não quis comentar muito sobre o assunto, tendo em vista que “está muito cedo” para tratar de eleições. Vale lembrar que Wilson Lima vai concluir seu segundo mandato no final de 2026, sem possibilidade de reeleição, por isso, no decorrer das semanas, muito se fala sobre qual destino ele pode tomar.

“Bom, o meu mandato vai até dezembro de 2026. O que eu vou fazer em 2026 não depende só de mim, depende do grupo a qual eu faço parte e principalmente depende do cidadão, é ele que vai decidir qual o meu futuro em 2026, mas eu acho que ainda é muito cedo para a gente tratar disso”, concluiu.

Disputas com Wilson Lima

Se Lima disputar a vaga para o Senado Federal vai encarar um cenário com os nomes de Capitão Alberto Neto, comentado publicamente por Jair Bolsonaro como um forte pré-candidato pelo PL, o vereador Zé Ricardo, onde a militância do PT lançou-o como pré-candidato durante a reunião solene em homenagem aos 45 anos da sigla partidária, e Eduardo Braga e Plínio Valério, que concorrem à reeleição. Entre outros nomes que podem surgir nessa disputa durante este ano que antecede o pleito.

Mesmo em entrevistas mais recentes alegando não querer comentar muito sobre o cenário eleitoral do próximo ano, ao Meio Dia com Jefferson Coronel, da Rede Onda Digital, o governador não descartou a possibilidade de disputar uma vaga no âmbito federal, classificando como “natural” uma disputa ao Senado.

“O caminho natural de quem foi govenador e se reelege para um segundo mandato, é de ir para o Senado”, afirmou Wilson Lima, em dezembro de 2024.

Neste mesmo ponto de vista, Lima concorrendo ao Senado, abre margem para o vice-governador Tadeu de Souza assumir o comando do Estado.

A eleição está prevista para 4 de outubro de 2026. Conforme a legislação eleitoral, o chefe de estado pode renunciar do cargo até 4 de abril do mesmo ano, caso opte pela candidatura ao Senado. Mas, caso Wilson deixe o cargo no prazo máximo, Tadeu de Souza governará o Estado por 271 dias, de 5 de abril a 31 de dezembro de 2026.

Apesar de seguirem ideias e grupos políticos distintos, ambos foram vistos em um tom amistoso na solenidade de posse da OAB-AM. 

- Publicidade -[adrotate group="9"]

Mais lidas

Tadeu de Souza destaca força política do União Progressista na corrida eleitoral de 2026

O ex-vice-governador do Amazonas e pré-candidato Tadeu de Souza afirmou nesta sexta-feira (26) que a federação União Progressista deve ocupar papel central na disputa...

Maria do Carmo minimiza crise no PL e diz que agenda segue “normalíssima”

A pré-candidata do PL ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante o Festival de Parintins, que a pré-campanha segue...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Alberto Neto diz que impasse no PL do Amazonas não pode afetar projeto nacional

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), pré-candidato ao Senado, afirmou que o impasse interno do Partido Liberal (PL) no Amazonas não pode comprometer...

Marcellus Campêlo diz que União Progressistas terá protagonismo nas eleições de 2026

O pré-candidato a deputado estadual e vice-presidente da Federação União Progressista no Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante agenda em Parintins, que...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Saullo Viana destaca parceria com Celso Sabino em toada do Caprichoso

O deputado federal Saullo Viana (MDB-AM) comentou, nesta sexta-feira (26), durante a primeira noite do Festival Folclórico de Parintins, a parceria com o ministro...

Roberto Cidade evita falar sobre reeleição em 2026

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), evitou comentar sobre disputar as eleições de 2026. Questionado sobre especulações envolvendo seu nome para a...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Tadeu de Souza destaca força política do União Progressista na corrida eleitoral de 2026

O ex-vice-governador do Amazonas e pré-candidato Tadeu de Souza afirmou nesta sexta-feira (26) que a federação União Progressista deve ocupar papel central na disputa...

Maria do Carmo minimiza crise no PL e diz que agenda segue “normalíssima”

A pré-candidata do PL ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante o Festival de Parintins, que a pré-campanha segue...

Alberto Neto diz que impasse no PL do Amazonas não pode afetar projeto nacional

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), pré-candidato ao Senado, afirmou que o impasse interno do Partido Liberal (PL) no Amazonas não pode comprometer...

Marcellus Campêlo diz que União Progressistas terá protagonismo nas eleições de 2026

O pré-candidato a deputado estadual e vice-presidente da Federação União Progressista no Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante agenda em Parintins, que...

Saullo Viana destaca parceria com Celso Sabino em toada do Caprichoso

O deputado federal Saullo Viana (MDB-AM) comentou, nesta sexta-feira (26), durante a primeira noite do Festival Folclórico de Parintins, a parceria com o ministro...

Roberto Cidade evita falar sobre reeleição em 2026

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), evitou comentar sobre disputar as eleições de 2026. Questionado sobre especulações envolvendo seu nome para a...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]