Home Destaque Wilson Lima lê última mensagem anual como governador do Amazonas

Wilson Lima lê última mensagem anual como governador do Amazonas

0
Wilson Lima lê última mensagem anual como governador do Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima, realizou nesta terça-feira (3/2), a leitura de sua mensagem anual à Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) com um discurso marcado por tom pessoal, agradecimentos e defesa do diálogo como base da gestão pública. À ocasião, o evento se tratava sobre a solenidade de abertura dos trabalhos dos parlamentares com a leitura da Mensagem Governamental.

Ao relembrar sua trajetória desde o início do primeiro mandato, em 2019, Lima afirmou que chega ao fim deste ciclo “mais forte, mais preparado e mais consciente da responsabilidade que é administrar um Estado e servir a população”. Durante a fala, o governador reforçou que o diálogo é essencial para o avanço das políticas públicas.

“Chego ao fim deste ciclo mais forte, mais preparado e mais consciente da responsabilidade que é administrar um Estado e servir a população. Quero aqui dizer, que nada caminha se não houver diálogo. E espero ser lembrado como alguém sempre disposto a ouvir, dialogar e respeitar”, declarou.

Wilson Lima também dedicou parte significativa do discurso à família, destacando o apoio recebido ao longo da vida pública. Ele agradeceu aos filhos Hugo Lima, Úrsula Lima e Maria Antonella, além de mencionar a chegada de mais um filho, a Helena, fruto do relacionamento com Andresa Brito.

“Quero dizer também que nada do que realizamos se sustenta sem base familiar. Por isso, quero agradecer aos meus filhos (cita o nome deles). Agradeço também a minha esposa, Andresa, que me compartilha comigo os desafios da vida pública, oferecendo apoio e força nos momentos mais desafiadores dessa missão. Agradeço também aos seus filhos. Familiares que hoje aqui estão presentes. Vocês são minha inspiração e força diária, e trabalho todos os dias para que eu também possa ser exemplo para vocês”, declarou.

Ao final, Wilson Lima destacou a relação construída com a população amazonense e reconheceu a transformação pessoal vivida ao longo dos anos à frente do Executivo estadual.

“Sou hoje um homem completamente diferente daquele que, em 2019, subiu pela primeira vez a esta tribuna para abrir os trabalhos legislativos, e reconheço com humildade que essa transformação não me pertence apenas. Ela foi construída pelo povo do Amazonas, que me acolheu, que transformou o meu destino e que por duas vezes confiou em mim. Essa confiança, essa aposta na minha capacidade de servir sempre me emocionará profundamente”, afirmou.

Visivelmente emocionado, o governador encerrou o discurso agradecendo ao Estado e reafirmando seu compromisso.

“A população deste Estado entrega minha máxima lealdade e a minha profunda gratidão. Obrigado Amazonas, que Deus continue abençoando o nosso Estado, guiando nossos passos e iluminando o nosso futuro”, concluiu.

Assista:


Saiba mais: 

Busca por desaparecidos pode ganhar delegacias próprias em todo o Brasil

Projeto quer reduzir jornada de professores para 30 horas semanais sem corte no salário


Discurso carregado de ações

O governador afirmou que o estado vive um momento histórico, ao destacar avanços considerados significativos nas áreas de saúde, segurança pública, educação e equilíbrio fiscal.

Na área da saúde, o chefe do Executivo disse que a gestão eliminou pacientes em corredores dos grandes hospitais de Manaus, zerou a fila de cirurgias de catarata na capital e ampliou serviços de alta complexidade. Entre as ações citadas estão a expansão do Hospital Delphina Aziz, a criação e modernização dos CAICs e CAIMIs, a implantação de atendimento especializado para crianças com autismo e o fortalecimento da assistência no interior, com mais investimentos e a abertura de 58 leitos de UTI em polos regionais. Segundo ele, relatos de pacientes demonstram os impactos diretos das políticas públicas adotadas.

Na segurança pública, o governador destacou que o orçamento da área foi dobrado e que mais de R$ 1 bilhão foi investido, com a realização de concursos e a contratação de mais de 3.700 profissionais. Também houve reforço da frota, investimentos em tecnologia, como câmeras de monitoramento e reconhecimento facial, além da implantação de bases fluviais e uso de lanchas blindadas. De acordo com o governo, as medidas resultaram na redução dos roubos de veículos, na menor taxa de homicídios dos últimos 20 anos e na apreensão de quase 200 toneladas de drogas desde 2019.

No setor de educação e qualificação profissional, o destaque foi o trabalho do CETAM, que ofertou mais de 1,2 milhão de vagas em cursos técnicos e ampliou unidades no interior do estado. O governador citou ainda casos de jovens que ingressaram no mercado de trabalho após a formação, além de investimentos em ciência, pagamento de abonos do Fundeb e ações de valorização dos servidores, incluindo profissionais administrativos e da educação básica.

Ao tratar do equilíbrio fiscal, o governador afirmou que o estado cumpriu metas estabelecidas pelo Tesouro Nacional, manteve as contas públicas em dia e, como resultado, conseguiu implementar medidas como o IPVA Social e a redução de alíquotas em até 50%. Segundo o governo, cerca de 450 mil veículos foram beneficiados, incluindo 98% das motocicletas. Ele atribuiu os resultados à parceria com a Assembleia Legislativa e reafirmou o compromisso com a responsabilidade fiscal e com políticas públicas voltadas à população, especialmente do interior do estado.