O esquiador Lucas Pinheiro Braathen, principal nome do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, viveu dois dias de emoções opostas na Itália. Após conquistar um feito inédito no último fim de semana, o atleta acabou eliminado na prova desta segunda-feira (16/2).
Braathen fez história ao se tornar o primeiro brasileiro e latino-americano a conquistar uma medalha de ouro em Jogos de Inverno, vencendo a prova de slalom gigante. O resultado colocou o país em evidência em uma modalidade até então inexplorada pelo esporte nacional.
No entanto, a expectativa por mais um pódio foi frustrada nesta segunda. Durante a prova de slalom, Braathen iniciou a descida com ritmo forte e chegou a liderar os primeiros trechos, mas perdeu o equilíbrio em uma das portas e não conseguiu completar o percurso, sendo desclassificado.
“A visibilidade estava difícil, tentei arriscar, mas acabei me desequilibrando. Faz parte do esporte”, declarou o atleta após a prova.
Apesar da eliminação, o desempenho de Braathen nos Jogos de Milão-Cortina já é considerado histórico. O ouro no slalom gigante abre caminho para o Brasil em competições de inverno.

- (Foto: Reprodução/ Cazé TV / Youtube)