O cinema brasileiro brilhou em Hollywood na noite deste domingo (15/2). O longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, venceu a categoria de Melhor Filme Internacional na 41ª edição do Film Independent Spirit Awards.

A premiação, focada no cinema independente com orçamentos de até 30 milhões de dólares, é considerada um dos principais termômetros para o Oscar. No discurso de agradecimento, Kleber Mendonça Filho celebrou a vitória em pleno Carnaval e prestou uma homenagem emocionante ao ator alemão Udo Kier, integrante do elenco de “O Agente Secreto” e “Bacurau”, falecido em novembro de 2025.
A vitória consolida a força do filme na temporada de prêmios, especialmente em sua caminhada rumo ao Oscar 2026, onde concorre em quatro categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Filme e Melhor Elenco.
A conquista no Spirit Awards é estratégica para aumentar a visibilidade da produção brasileira diante dos votantes da Academia, superando concorrentes de peso da Colômbia, Espanha, Zâmbia e Palestina.