Carnaval 2026: Sete escolas do Grupo Especial de Manaus perdem ponto antes do desfile

0
Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Sete escolas de samba do Grupo Especial de Manaus perderam ponto por irregularidades antes do desfile de carnaval, marcado para este sábado (14/02), no Sambódromo, em Manaus.

De acordo com a Direção de Obrigatoriedade do Carnaval 2026, as agremiações descumpriram os artigos 17 e 18 do regulamento que resultaram na perda de 0,01 ponto e no indeferimento de inscrições de fiscais.

Segundo um dos comunicados, apenas a Andanças de Ciganos cumpriu integralmente o artigo 17, que exigia o envio, até às 14h do dia 9 de fevereiro, da Ficha Técnica e Sinopse do Desfile, da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e do Alvará do Juizado de Menores, todos em formato PDF.

As outras sete escolas foram penalizadas com a perda de 0,1 ponto por descumprimento das exigências. Entre as falhas apontadas estão ausência do Alvará do Juizado de Menores, envio de documentos fora do prazo e encaminhamento de arquivos em formato diferente do previsto no regulamento.

Já sobre o comunicado que trata da inscrição dos fiscais indicados pelas agremiações, a maioria dos cadastros feitos dentro do prazo foi deferida. No entanto, A Grande Família e Reino Unido da Liberdade tiveram inscrições indeferidas por envio de e-mail fora do prazo regulamentar.

A Comissão reforçou que apenas documentos enviados dentro do prazo, no formato exigido e com todas as informações obrigatórias são considerados válidos. As decisões têm caráter formal e seguem o que determina o Regulamento do Desfile do Carnaval 2026.