Governo americano culpa funcionário da Casa Branca por video polêmico com Barack e Michelle Obama

0

O governo do presidente Donald Trump afirmou nesta sexta-feira (6/2) que a publicação de um vídeo com imagens racistas envolvendo o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama foi resultado de um “erro” cometido por um funcionário. A informação foi confirmada por um integrante da Casa Branca à agência Reuters.

O vídeo ficou no ar por cerca de 12 horas na rede social Truth Social, de Trump, e foi apagado após forte reação negativa de democratas e republicanos. Antes da remoção, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, havia minimizado o conteúdo, classificando a publicação como um “meme da internet”.

“Trata-se de um vídeo de meme da internet que mostra o presidente Trump como o Rei da Selva e os democratas como personagens de O Rei Leão. Por favor, parem com a indignação falsa e noticiem hoje algo que realmente importe para o público americano”

A gravação associa Trump a personagens de O Rei Leão e, por cerca de um segundo, mostra os rostos dos Obamas sobrepostos a macacos, ao som da música “The Lion Sleeps Tonight”. O material também repete alegações falsas sobre fraude nas eleições de 2020, envolvendo a empresa Dominion Voting Systems.

(Foto: reprodução)

A postagem gerou ampla condenação. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, classificou o episódio como “repugnante”, enquanto o senador republicano Tim Scott afirmou se tratar da “coisa mais racista” já divulgada pela Casa Branca. Até o momento, Trump não comentou o caso.

Barack Obama é o único presidente negro da história dos Estados Unidos e apoiou Kamala Harris nas eleições presidenciais de 2024.

(*)Com informações do G1