
Nesta terça (17/2), o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, respondeu às recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a República Islâmica. Ele chegou a insinuar que pode afundar um porta-aviões americano, após as recentes movimentações militares dos EUA no Oriente Médio.
O aiatolá disse à mídia iraniana:
“Eles continuam dizendo que ‘enviamos um porta-aviões em direção ao Irã’. Muito bem. Um porta-aviões é certamente um equipamento perigoso. Porém, mais perigoso do que o porta-aviões, é a arma que pode afundá-lo”.
O aiatolá também declarou que Trump “não conseguirá depor a República Islâmica”. O país é governado por líderes religiosos desde a Revolução Islâmica de 1979.
No final da semana passada, veículos de imprensa anunciaram que os EUA estariam enviando um segundo porta-aviões para o Oriente Médio em meio às tensões com o Irã. O Pentágono está enviando um segundo grupo de porta-aviões – o USS Gerald Ford – para o Oriente Médio, de acordo com um alto funcionário do governo e uma fonte familiarizada com o assunto. O próprio Trump também declarou que negociações com o Irã a respeito do seu programa militar estariam em andamento e que deveriam ser fechadas nos próximos dias. Ele também citou que “as consequências serão muito graves” caso o Irã não feche acordo com os EUA.