As escolas de samba Unidos do Alvorada e Presidente Vargas, últimas colocadas do Grupo Especial do Carnaval de Manaus, não serão rebaixadas. A decisão foi definida em acordo entre os presidentes das agremiações e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), ainda durante a elaboração do regulamento deste ano.
Tradicionalmente, as duas últimas colocadas descem para o Grupo de Acesso A, enquanto a campeã e a vice sobem para a elite. No entanto, para esta edição, ficou estabelecido que não haverá descenso. Além disso, a campeã Dragões do Império e a vice-campeã Tradição Leste do Grupo de Acesso A garantiram vaga no Grupo Especial de 2027, ampliando o desfile para dez escolas.
A escola de samba campeã do Grupo de Acesso A passará a ocupar, de forma imediata e compartilhada, o galpão da escola que ficar na 8ª colocação do Grupo Especial. Em até 120 dias antes da realização do desfile de 2027, a 8ª colocada deverá desocupar o galpão, sob pena de multa, cujo valor será destinado à agremiação prejudicada.