Rayssa Leal conquista ouro na abertura do circuito mundial de skate

0

A skatista brasileira Rayssa Leal começou a temporada com o pé direito. Aos 18 anos, a maranhense conquistou neste domingo (15/2) o título da primeira etapa da Street League Skateboarding (SLS) de 2026, realizada em Sydney, na Austrália. A competição marca o início de uma temporada com sete etapas ao redor do mundo.

Rayssa terminou a disputa com 30,1 pontos, à frente da japonesa Liz Akama (29,2) e da australiana Chloe Covell (24,7). A vitória, no entanto, não veio de forma tranquila. A brasileira começou a final com notas baixas (5,8 e 3,8), ficando bem atrás de suas adversárias, Akama anotou 6,9 e 6,2, enquanto Covell somou 7,3 e 8,0 em suas melhores tentativas.

Mas Rayssa mostrou sua conhecida capacidade de superação. Em sua melhor tentativa, obteve 8,4, garantindo a virada e o lugar mais alto do pódio.

A rivalidade com as jovens adversárias promete esquentar a temporada. A japonesa Liz Akama, vice-campeã em Paris-2024, nasceu em 2009, e a australiana Chloe Covell, em 2010. Todas já têm participação olímpica, Rayssa conquistou o bronze na última edição dos Jogos.

O Brasil também garantiu presença no pódio na Austrália. Giovanni Vianna conquistou a medalha de bronze na categoria masculina, com 34,7 pontos. O título ficou com o japonês Ginwoo Onodera, que obteve sete notas acima de 9,0 e somou 37,3. O norte-americano Julian Agliardi foi o vice-campeão, com 35,5.

A próxima etapa da SLS acontece em Los Angeles, no dia 4 de abril. O Brasil será sede de duas disputas ao longo do ano, em agosto e dezembro, consolidando o país como um dos polos mundiais do skate.

(Foto: Divulgação)