
Durante os dias de festividades de Carnaval, 25 unidades de urgência e emergência estarão funcionando 24 horas por dia em Manaus. A rede de saúde pública conta com três prontos-socorros adultos, três infantis, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sete maternidades e o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
Para casos de menor gravidade, a população também pode utilizar o aplicativo Saúde AM Digital, que oferece atendimento com clínico geral 24 horas, permitindo consulta médica sem sair de casa e evitando deslocamentos desnecessários às UPAs e SPAs.
Durante os desfiles das escolas de samba, entre os dias 12 e 15 de fevereiro, no Sambódromo, além da terça-feira (17), no Galo de Manaus, haverá um posto médico no local. A estrutura contará com médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem para atendimentos imediatos e, se necessário, encaminhamento à rede de urgência.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), o planejamento inclui ainda UTI aérea 24 horas para remoções e equipe médica permanente na regulação de casos mais graves.
A Fundação Hemoam funcionará normalmente até segunda-feira, fechando apenas na terça (17) e retomando na quarta-feira (18), a partir das 13h. A instituição reforça a importância da doação de sangue no período.
Já a Fundação Alfredo da Matta realiza, na sexta-feira (13), ação de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com distribuição de preservativos e orientações ao público.