Home Tecnologia Estudo do Google revela que brasileiros usam IA mais para estudo do que para diversão

Estudo do Google revela que brasileiros usam IA mais para estudo do que para diversão

0
Estudo do Google revela que brasileiros usam IA mais para estudo do que para diversão
FOTO: Reprodução

Pesquisa do Google feita em parceria com a Ipsos revelou que os chatbots de inteligência artificial (IA) são ferramentas de aprendizado e educação para 79% dos brasileiros, superando o uso para entretenimento.

Em 2024, a categoria de uso lúdico, para diversão, liderava como principal viés de comandos enviados para IA, com 83%. Já no ano passado, este tipo de uso caiu para 74%, dando espaço para “aprender algo novo” com a tecnologia, com 79%.

Além disso, a maioria dos brasileiros também considera como positivo o uso da IA para educação. 82% daqueles que usaram os chatbots para suporte escolar ou universitário acreditam que se beneficiaram da tecnologia.

Outros tipos de utilização prática, que mostram que o viés tem mudado de curiosidade para produtividade, também ganharam destaque, como a IA para auxílio em tarefas do trabalho (75%) e para geração de mídia (72%).

56% dos entrevistados também afirmaram que usam IA para gerenciar tarefas de rotina, como planejar refeições, compras de supermercado e organização de viagens.

O estudo “Our Life with AI” (“Nossa Vida com IA”, em inglês), entrevistou 21 mil pessoas em 21 países entre setembro e outubro de 2025. No Brasil, 1 mil pessoas acima de 18 anos foram entrevistadas. A margem de erro na amostra brasileira é de 3,8%.


Leia mais:

Levantamento aponta que ChatGPT ainda é IA mais acessada da web, mas Gemini avança

Inteligência Artificial revoluciona detecção precoce e tratamento do câncer de próstata


Brasil acima da média global do uso de IA

A pesquisa mostra também que a adoção de IA não é um problema no Brasil. 71% dos entrevistados no país afirmaram que já usaram algum chatbot, número 25% maior do que o apurado em 2023.

O dado coloca os brasileiros quase dez pontos percentuais acima da média global de uso, de 62%.

No ano passado, um outro levantamento, da Cisco, mostrou que o Brasil ocupa a segunda posição no ranking global no uso de IA generativa, atrás apenas da Índia.

*Com informações de Canal Tech