
Todos os serviços da Amazon Web Services (AWS) voltaram a funcionar normalmente na noite de segunda-feira (20/10). A informação foi confirmada pela Amazon após a rede enfrentar, durante algumas horas, uma pane global que deixou fora do ar diversos sites e aplicativos no mundo todo.
Segundo a empresa, o problema atingiu a principal região da AWS, localizada no norte da Virgínia, nos Estados Unidos. A falha afetou mais de mil companhias e chegou a gerar cerca de 6,5 milhões de relatos de usuários com dificuldade de acesso, de acordo com o site Downdetector.
A causa do apagão foi uma falha no DNS do DynamoDB, o sistema de banco de dados da Amazon, que interfere na tradução de nomes de sites para endereços IP, o que impede o carregamento de páginas e aplicativos.
Leia mais
Apagão em nuvem da Amazon derruba aplicativos e serviços pelo mundo todo; saiba quais
Falha na AWS pode ter afetado serviço do Pix nesta segunda-feira (20)
Por volta das 6h, a empresa confirmou que trabalhava para corrigir o problema. A normalização começou gradualmente durante a tarde, e o funcionamento total foi restabelecido pouco depois das 19h.
Entre os mais de 70 serviços afetados estavam plataformas como Disney+, Reddit, Snapchat, The New York Times, United Airlines, T-Mobile e Venmo. No Brasil, iFood, Mercado Livre, Zoom, Alexa, Fortnite, Duolingo e Prime Video também apresentaram falhas.
Um porta-voz do governo britânico confirmou que o país foi afetado e disse que mantém contato com a Amazon para garantir a estabilidade dos serviços.
*Com informações do Olhar Digital.