A plataforma Rumble voltou a operar no Brasil nos últimos dias, mesmo com uma ordem em vigor do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina o bloqueio dela no país. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que o retorno é irregular e já ordenou a suspensão do site.
De acordo com o site Canaltech, a Anatel informou que a plataforma voltou a funcionar no Brasil de maneira irregular ao utilizar a infraestrutura de outra companhia para alterar seus endereços de IP e burlar o bloqueio.
A agência já estaria trabalhando para aplicar medidas de bloqueio contra os novos endereços.
Leia mais:
Meta, TikTok e YouTube vão a julgamento por viciar jovem de 19 anos nos EUA; entenda
Governo lança plataforma que permite usuário se bloquear de sites de bets
Entenda: O que é Rumble?
Rumble é uma plataforma de vídeos com interface similar à do YouTube. Ela se tornou popular a partir de 2020: Por ser um espaço com regras limitadas de moderação, comparado a outros concorrentes, se tornou popular para influenciadores que tiveram as suas contas suspensas por violação de termos de outras plataformas, como YouTube e o X (antigo Twitter).
O Rumble foi bloqueado no Brasil em fevereiro de 2025 por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Na época, Moraes alegou que a empresa descumpriu ordens judiciais, não revelou um representante legal ao Brasil e ainda criou um “ambiente de total impunidade e ‘terra sem lei’ nas redes sociais brasileiras”.
*Com informações de CNN Brasil