O empresário e palestrante Carlos Eduardo Oshiro defendeu, durante a palestra de abertura do palco Plenária do Amazon IA Summit 2025, nesta terça-feira (2/12), que o ambiente de negócios atual exige do empresário uma mudança de mentalidade que leve a uma mudança no modelo de negócios.
“O empresário precisa entender que o modelo que o trouxe até aqui não será o mesmo que o levará para o próximo nível de sucesso. Se ficar parado, o ambiente muda rapidamente e ele pode acabar superado (pela concorrência)”, ensinou Oshiro.
Durante a apresentação, feita para um público estimado de 1 mil pessoas, Carlos Oshiro citou exemplos de empresas que ficaram atreladas a um modelo de negócio de sucesso e posteriormente não conseguiram responder aos novos tempos e acabaram sumindo do mercado.
“Temos um exemplo daqui (Polo Industrial de Manaus), a Nokia (revolucionou o mercado de telefone celular). Seus donos sentaram em cima dos louros, com soberba e arrogância acharam que nada ia superar seus aparelhos, mas aí veio o iPhone e mudou o jogo”, contou.
Outro exemplo dado por Oshiro, mas com sinal inverso, foi da Aplle, que “matou” um produto que fazia muito sucesso, o Ipod. O aparelho, basicamente um tocador de mídia (áudio e vídeo), morreu porque foi incorporado ao iPhone. “É difícil matar tua vaca leiteira, mas nos tempos atuais é necessário”, explicou durante a apresentação.
Sobre a velocidade das transformações metodológicas, Carlos Oshiro mostrou que em muitos casos a vida útil de um produto, desenvolvido ao custo de muito investimento, pode ser muito rápida, um ano, como ocorreu com o Blue-ray, um disco óptico com ultra capacidade de armazenamento de mídias que usava uma luz azul para garantir mais qualidade de reprodução. “O Blue-ray foi lançado e um ano depois veio o streamming! Foi o fim”, lembrou.
Saiba mais
Empreendedora Emília Chagas será uma das palestrantes do Amazon IA Summit 2025, em Manaus
Amazon IA Summit 2025: feira de negócios reúne empreendedores de diversos portes e segmentos
Perfil conservador do empresário amazonense
CEO da Targo Consultoria, Carlos Oshiro afirmou que o desafio atual é fazer com que o empresário entenda a importância do uso da Inteligência Artificial no ambiente corporativo, o que ele classificou de nova “descoberta do fogo”.
“Muitos empresários mandam o time para eventos como o Amazon IA, mas quando ele volta para o ambiente corporativo querendo aplicar os conhecimentos, o empresário trava, acha que é caro e desperdiça a oportunidade”, disse.
Ele destacou ainda, que, para sobreviver empresarialmente num ambiente de mudanças rápidas e tecnologias que vão se sobrepondo umas às outras, o empresário precisa buscar constantemente o conhecimento, estudar e estudar sempre, o que é um problema para quem alcançou o sucesso e acha que isso é para sempre.
“Tem que botar a bunda no banco e estudar, estudar muito”, resumiu.