Home Amazonas Campanha vai distribuir 35 mil “camisinhas de copo” no Carnaval de Manaus

Campanha vai distribuir 35 mil “camisinhas de copo” no Carnaval de Manaus

0
Campanha vai distribuir 35 mil “camisinhas de copo” no Carnaval de Manaus
(Foto: Rede Onda Digital)

Pensando na segurança dos foliões durante o Carnaval, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), lançou uma iniciativa inovadora: a distribuição de 35 mil unidades da “camisinha de copo”, um adesivo que funciona como uma tampa protetora para copos, impedindo que terceiros coloquem qualquer substância na bebida sem que a violação seja percebida.

Em entrevista à Rede Onda Digital, o diretor-presidente da Manaus Cult, Jender Lobato, explicou o funcionamento da proteção.

“É um adesivo para que as pessoas possam ter segurança na hora de brincar. Você sabe que existem pessoas que podem fazer qualquer coisa, então, essa camisinha de copo é uma proteção para que a pessoa fure apenas com o seu canudo. Você pode deixar em cima da mesa que ninguém vai rasgar o seu adesivo e, ao mesmo tempo, você fica protegido”, detalhou.

O adesivo é colado na borda do copo, vedando a abertura. Para consumir a bebida, o folião deve furar o lacre com o canudo. Se o adesivo estiver violado ou com qualquer rasura, é sinal de que alguém pode ter adulterado o conteúdo.

“Se rasgar o adesivo, se tiver violada, é porque alguém fez alguma coisa. Isso aqui é um projeto piloto, algo embrionário, para que a gente possa fazer crescer e garantir que aqui na capital da Amazônia o Carnaval seja seguro”, afirmou Lobato.

Distribuição

A distribuição dos adesivos acontecerá durante os blocos carnavalescos e nos desfiles das escolas de samba. Cada agremiação receberá uma quantidade pré-estipulada para entregar aos seus brincantes. Bares e permissionários que atuarão nas ruas também receberão os adesivos, garantindo que a proteção chegue a diferentes pontos da festa.

Sobre a possibilidade de os foliões esquecerem de utilizar o adesivo após algumas doses, o diretor foi enfático: “A gente vê muitos casos tristes que acontecem por aí, de pessoas que foram dopadas. Isso aqui é uma forma de a gente conscientizar as pessoas de que é importante. Independente da primeira, da segunda ou da quarta dose que você vai tomar, é importante estar com o seu copinho guardado. Esse adesivo você consegue retirar e colocar novamente, exatamente para que você fique protegido.”


Leia mais

Agenda Cultural: Carnaval de rua, cinema, música e mais neste fim de semana em Manaus

Caprichoso e Garantido divulgam calendário oficial de eventos para o Festival de Parintins


Carnaval em crescimento

Lobato destacou que o Carnaval de Manaus vem crescendo a cada ano graças ao incentivo do poder público. Reuniões entre todas as instituições envolvidas foram realizadas para garantir uma festa grandiosa. Os fomentos foram aumentados e o pagamento às escolas de samba foi adiantado, com editais publicados ainda em 2025 para permitir melhor organização das agremiações.

A campanha da “camisinha de copo” alia inovação, cuidado e conscientização, buscando garantir que os foliões possam brincar o Carnaval com mais segurança e tranquilidade.