Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ex-superintendente interina da Suframa chama órgão de “doente”

Ana Maria Souza, servidora de carreira da Suframa, já foi substituída por outro interino; sua nota não mediu palavras sobre estado do órgão.

Ana Maria Souza, servidora de carreira da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) que atuou como superintendente interina da autarquia, se despediu do cargo com uma nota na qual usou palavras fortes para se referir ao corpo técnico do órgão. Ela ocupou o cargo de superintendente interina por 50 dias.

Em sua nota, ela afirmou que o corpo técnico da Suframa está “doente, psiquiatricamente”. Um trecho da nota diz:

“Reafirmo aqui o que já disse em ocasiões internas, a Suframa está doente! É inadmissível termos um corpo técnico tão qualificado, mas doente psiquiatricamente. Basta de maltrato, abusos psicológicos e denúncias infundadas. Isso só corrói a nós servidores! Destaco que é preciso fortalecer em quantidade e qualidade dos nossos recursos humanos, para que possamos cuidar dos servidores da Suframa”.


Leia mais:

Funcionária assume Suframa como superintendente interina

Suframa aprova pauta de 24 projetos com investimento de R$ 481,9 milhões


Em sua nota, ela também afirma que precisou provar sua competência enquanto mulher, e agradeceu o apoio de servidores no período em que esteve à frente da Suframa. Ela foi substituída, há dez dias, por outro interino, o também servidor Marcelo Pereira.

Veja íntegra da nota de Ana Maria Souza abaixo:

Nota de despedida e agradecimentos

Dirijo-me a cada um de vocês com meus sinceros agradecimentos! Assumi a direção da Suframa num momento único, numa divisão governamental de extremos, algo jamais vivenciado na história do Brasil e especialmente na história da ZFM. Nestes 50 dias de interinidade, percebi o peso da responsabilidade de administrar uma autarquia tão importante para a economia do Estado do Amazonas. Sei que tomei decisões difíceis, mas cada decisão (recheada de dor ou angústia), foi com o propósito do melhor para o coletivo da autarquia e, especialmente para que eu mantivesse o controle governamental do órgão.

Como mulher e ocupando de forma interina o maior cargo da Suframa posso afirmar a exata dimensão do que é ser gestora deste Órgão.

Dia a dia tive que provar minha competência e reafirmar a minha posição como gestora, uma vez que, ainda há quem carregue consigo pensamentos e posturas misóginas tanto dentro como fora da Suframa. Aproveitando o ensejo, quero expressar o quão profissional e competente são as mulheres gestoras da Suframa.

Quando propus a alguns servidores trabalharem comigo neste momento de transição, esperei ouvir frases como “não posso me indispor” ou “você é interina e logo deixará o cargo”, contudo, fui surpreendida com as frases: “Aceito porque é você”, “Vamos fazer esta transição até o próximo chegar” e ainda “Ana, conte comigo! ”

Por esses profissionais (que prefiro não nominar, porque eles sabem de quem falo) é que tenho segurança em afirmar que a Suframa dispõe em seu quadro de servidores grandes homens e mulheres. OBRIGADA PELO APOIO!

Sei que não agradei a todos, mudanças na equipe e conseqüentemente exonerações fazem parte deste momento de transição, mas a médio e longo prazo será possível visualizar que todas as mudanças foram pensadas sobre a perspectiva do que é melhor para a Suframa. Nenhuma decisão foi tomada por motivos pessoais.

Reafirmo aqui o que já disse em ocasiões internas, a Suframa está doente! É inadmissível termos um corpo técnico tão qualificado, mas doente psiquiatricamente. Basta de maltrato, abusos psicológicos e denúncias infundadas, isso só corrói a nós servidores!

Destaco que é preciso fortalecer em quantidade e qualidade nossos recursos humanos para que possamos cuidar dos servidores da Suframa. E foi no comando da autarquia que percebi o quanto precisamos nos unir, enquanto servidores e nos valorizar internamente.

Ressalto que dívidas de gratidão são impagáveis! Assim, sem expressar nomes, finalizo minha despedida da Superintendência interina, salientando meus agradecimentos aos corajosos servidores que me ajudaram nos últimos 50 dias a manter a Suframa de forma ordenada, organizada, correta e leal ao seu maior propósito.

Não tenho palavras para dizer o quanto sou grata a todos aqueles servidores que me deram apoio nesta gestão. E vocês sabem, de forma individualizada, a transparência e sinceridade, que construímos a ponte para o novo Superintendente.

Agora posso protocolar meu atestado, porque a saúde “tá muito fraca”!
Obrigada!

Manaus, 28/02/2023

Ana Maria Souza
Servidora da Suframa

- Publicidade -[adrotate group="7"]

Ana Maria Souza, servidora de carreira da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) que atuou como superintendente interina da autarquia, se despediu do cargo com uma nota na qual usou palavras fortes para se referir ao corpo técnico do órgão. Ela ocupou o cargo de superintendente interina por 50 dias.

Em sua nota, ela afirmou que o corpo técnico da Suframa está “doente, psiquiatricamente”. Um trecho da nota diz:

“Reafirmo aqui o que já disse em ocasiões internas, a Suframa está doente! É inadmissível termos um corpo técnico tão qualificado, mas doente psiquiatricamente. Basta de maltrato, abusos psicológicos e denúncias infundadas. Isso só corrói a nós servidores! Destaco que é preciso fortalecer em quantidade e qualidade dos nossos recursos humanos, para que possamos cuidar dos servidores da Suframa”.


Leia mais:

Funcionária assume Suframa como superintendente interina

Suframa aprova pauta de 24 projetos com investimento de R$ 481,9 milhões


Em sua nota, ela também afirma que precisou provar sua competência enquanto mulher, e agradeceu o apoio de servidores no período em que esteve à frente da Suframa. Ela foi substituída, há dez dias, por outro interino, o também servidor Marcelo Pereira.

Veja íntegra da nota de Ana Maria Souza abaixo:

Nota de despedida e agradecimentos

Dirijo-me a cada um de vocês com meus sinceros agradecimentos! Assumi a direção da Suframa num momento único, numa divisão governamental de extremos, algo jamais vivenciado na história do Brasil e especialmente na história da ZFM. Nestes 50 dias de interinidade, percebi o peso da responsabilidade de administrar uma autarquia tão importante para a economia do Estado do Amazonas. Sei que tomei decisões difíceis, mas cada decisão (recheada de dor ou angústia), foi com o propósito do melhor para o coletivo da autarquia e, especialmente para que eu mantivesse o controle governamental do órgão.

Como mulher e ocupando de forma interina o maior cargo da Suframa posso afirmar a exata dimensão do que é ser gestora deste Órgão.

Dia a dia tive que provar minha competência e reafirmar a minha posição como gestora, uma vez que, ainda há quem carregue consigo pensamentos e posturas misóginas tanto dentro como fora da Suframa. Aproveitando o ensejo, quero expressar o quão profissional e competente são as mulheres gestoras da Suframa.

Quando propus a alguns servidores trabalharem comigo neste momento de transição, esperei ouvir frases como “não posso me indispor” ou “você é interina e logo deixará o cargo”, contudo, fui surpreendida com as frases: “Aceito porque é você”, “Vamos fazer esta transição até o próximo chegar” e ainda “Ana, conte comigo! ”

Por esses profissionais (que prefiro não nominar, porque eles sabem de quem falo) é que tenho segurança em afirmar que a Suframa dispõe em seu quadro de servidores grandes homens e mulheres. OBRIGADA PELO APOIO!

Sei que não agradei a todos, mudanças na equipe e conseqüentemente exonerações fazem parte deste momento de transição, mas a médio e longo prazo será possível visualizar que todas as mudanças foram pensadas sobre a perspectiva do que é melhor para a Suframa. Nenhuma decisão foi tomada por motivos pessoais.

Reafirmo aqui o que já disse em ocasiões internas, a Suframa está doente! É inadmissível termos um corpo técnico tão qualificado, mas doente psiquiatricamente. Basta de maltrato, abusos psicológicos e denúncias infundadas, isso só corrói a nós servidores!

Destaco que é preciso fortalecer em quantidade e qualidade nossos recursos humanos para que possamos cuidar dos servidores da Suframa. E foi no comando da autarquia que percebi o quanto precisamos nos unir, enquanto servidores e nos valorizar internamente.

Ressalto que dívidas de gratidão são impagáveis! Assim, sem expressar nomes, finalizo minha despedida da Superintendência interina, salientando meus agradecimentos aos corajosos servidores que me ajudaram nos últimos 50 dias a manter a Suframa de forma ordenada, organizada, correta e leal ao seu maior propósito.

Não tenho palavras para dizer o quanto sou grata a todos aqueles servidores que me deram apoio nesta gestão. E vocês sabem, de forma individualizada, a transparência e sinceridade, que construímos a ponte para o novo Superintendente.

Agora posso protocolar meu atestado, porque a saúde “tá muito fraca”!
Obrigada!

Manaus, 28/02/2023

Ana Maria Souza
Servidora da Suframa

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital, jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mais lidas

Parintins já teve outros nomes antes de se tornar a terra dos bumbás; entenda

Antes de se tornar conhecida mundialmente pela disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, a cidade de Parintins, na região do Baixo Amazonas, carregou...

Cheiro de café e festa junina: o bolo de macaxeira mistura memória, cultura e sabor

Quando chega o mês de junho, as mesas dos arraiais costumam ser tomadas pelo cheiro do milho cozido, da canjica, da pamonha e dos...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...

Festival de Parintins: veja os cuidados para proteger crianças durante a viagem

Com a chegada da 59ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começa nesta sexta-feira (26), a Rede Onda Digital buscou a Polícia Civil...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Conheça os jurados que vão decidir o Festival de Parintins 2026

A Comissão Julgadora do 59º Festival Folclórico de Parintins foi apresentada nessa quarta-feira (24), reunindo profissionais com experiência em música, artes cênicas, dança, audiovisual,...

Como o Festival de Parintins ajuda construir a identidade indígena amazônica

Muito além da disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, o Festival Folclórico de Parintins se consolidou como um dos principais espaços de construção...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Parintins já teve outros nomes antes de se tornar a terra dos bumbás; entenda

Antes de se tornar conhecida mundialmente pela disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, a cidade de Parintins, na região do Baixo Amazonas, carregou...

Cheiro de café e festa junina: o bolo de macaxeira mistura memória, cultura e sabor

Quando chega o mês de junho, as mesas dos arraiais costumam ser tomadas pelo cheiro do milho cozido, da canjica, da pamonha e dos...

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...

Festival de Parintins: veja os cuidados para proteger crianças durante a viagem

Com a chegada da 59ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começa nesta sexta-feira (26), a Rede Onda Digital buscou a Polícia Civil...

Conheça os jurados que vão decidir o Festival de Parintins 2026

A Comissão Julgadora do 59º Festival Folclórico de Parintins foi apresentada nessa quarta-feira (24), reunindo profissionais com experiência em música, artes cênicas, dança, audiovisual,...

Como o Festival de Parintins ajuda construir a identidade indígena amazônica

Muito além da disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, o Festival Folclórico de Parintins se consolidou como um dos principais espaços de construção...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]