Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Governo do Amazonas entrega equipamentos e veículos a municípios para combater arboviroses

Veículos e pulverizadores foram entregues para 20 municípios e serão usados no combate à dengue, chikungunya, oropouche e malária.

O governador Wilson Lima entregou, nesta quarta-feira (06/03), um total de 20 veículos e 125 pulverizadores para reforçar o enfrentamento de doenças como dengue, febre oropouche e malária em 20 municípios do interior do estado. Os equipamentos constituem um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões.

O reforço integra a agenda do Governo no avanço do enfrentamento de endemias, dando apoio às ações executadas pelas prefeituras municipais no controle às chamadas arboviroses (dengue, zika, febre de chikungunya, febre do Oropouche e febre do Mayaro) – doenças estas causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos – e de malária (causada por parasita).

Na solenidade de entrega, Lima afirmou:

“Não há outro caminho para que a gente possa ter uma saúde tão fortalecida e um sistema de vigilância e de combate às doenças endêmicas que não a união entre os entes para que a gente possa ter cada vez mais força”.

Os veículos são do tipo Pick up cabine dupla 4×4, e os pulverizadores são para a dispensação de inseticida.

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres /Secom.

Leia mais:

Casos de febre Oropouche triplicam no AM em relação a 2023; saiba mais sobre doença

Dengue: Brasil registra mais de 1 milhão de casos em 2024 e mortes chegam a 214


Os equipamentos e veículos são destinados para Apuí, Barcelos, Benjamin Constant, Borba, Boca do Acre, Coari, Canutama, Guajará, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Novo Aripuanã, Tabatinga, Tefé e São Gabriel da Cachoeira. Os critérios para a escolha dos municípios que receberão os equipamentos envolvem carga de doença em áreas urbanas e rurais, com acesso por via terrestre.

Estiveram presentes para receber o material doado os prefeitos Anderson Souza (Rio Preto da Eva), que preside a Associação Amazonense de Municípios; Dedei Lobo (Humaitá); Frederico Júnior (Novo Airão); Keitton Pinheiro (Coari); Augusto Ferraz (Iranduba); Nickson Marreira (Tefé); Raylan Barroso (Eirunepé); Zé Roberto (Canutama); Jander Almeida (São Sebastião do Uatumã); além de representantes das cidades de Boca do Acre e Manacapuru.

A entrega foi realizada na sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), zona norte de Manaus, e contou com a presença também dos deputados estaduais Cabo Maciel, Cristiano D’Angelo e João Luiz; do secretário de Saúde do Estado, Anoar Samad; da diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim; e da secretária de saúde de Manaus, Shádia Fraxe.

Sobre a escolha dos municípios, a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, declarou:

“Esses municípios hoje são os que maior têm a carga de doenças, maior incidência de casos, maior número de casos, mas logo os outros municípios também estarão sendo contemplados”.

No Amazonas, de 1º de janeiro até 29 de fevereiro, foram notificados 13.186 casos suspeitos de arboviroses, sendo confirmados, por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos, 2.232 para dengue, 7 para febre de chikungunya, 10 para zika, especificamente por critério laboratorial, 1.674 casos de febre do Oropouche, 4 casos de febre do Mayaro. Os dados constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Na lista de municípios com maior quantidade de casos notificados para arboviroses estão: Manaus (5.603), Tefé (779), Manacapuru (690), Lábrea (582), Coari (582), Carauari (554), Iranduba (508), Envira (319), Tonantins (282) e Itacoatiara (217).

Já quanto à malária, nos primeiros dois meses do ano, foram registrados 5.609 casos de malária no Amazonas. Por municípios são: São Gabriel da Cachoeira (1.383), Manaus (1.069), Barcelos (393), Carauari (241), Itamarati (215), Coari (190), Humaitá (188), Guajará (177) e Lábrea (154).

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O governador Wilson Lima entregou, nesta quarta-feira (06/03), um total de 20 veículos e 125 pulverizadores para reforçar o enfrentamento de doenças como dengue, febre oropouche e malária em 20 municípios do interior do estado. Os equipamentos constituem um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões.

O reforço integra a agenda do Governo no avanço do enfrentamento de endemias, dando apoio às ações executadas pelas prefeituras municipais no controle às chamadas arboviroses (dengue, zika, febre de chikungunya, febre do Oropouche e febre do Mayaro) – doenças estas causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos – e de malária (causada por parasita).

Na solenidade de entrega, Lima afirmou:

“Não há outro caminho para que a gente possa ter uma saúde tão fortalecida e um sistema de vigilância e de combate às doenças endêmicas que não a união entre os entes para que a gente possa ter cada vez mais força”.

Os veículos são do tipo Pick up cabine dupla 4×4, e os pulverizadores são para a dispensação de inseticida.

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres /Secom.

Leia mais:

Casos de febre Oropouche triplicam no AM em relação a 2023; saiba mais sobre doença

Dengue: Brasil registra mais de 1 milhão de casos em 2024 e mortes chegam a 214


Os equipamentos e veículos são destinados para Apuí, Barcelos, Benjamin Constant, Borba, Boca do Acre, Coari, Canutama, Guajará, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Novo Aripuanã, Tabatinga, Tefé e São Gabriel da Cachoeira. Os critérios para a escolha dos municípios que receberão os equipamentos envolvem carga de doença em áreas urbanas e rurais, com acesso por via terrestre.

Estiveram presentes para receber o material doado os prefeitos Anderson Souza (Rio Preto da Eva), que preside a Associação Amazonense de Municípios; Dedei Lobo (Humaitá); Frederico Júnior (Novo Airão); Keitton Pinheiro (Coari); Augusto Ferraz (Iranduba); Nickson Marreira (Tefé); Raylan Barroso (Eirunepé); Zé Roberto (Canutama); Jander Almeida (São Sebastião do Uatumã); além de representantes das cidades de Boca do Acre e Manacapuru.

A entrega foi realizada na sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), zona norte de Manaus, e contou com a presença também dos deputados estaduais Cabo Maciel, Cristiano D’Angelo e João Luiz; do secretário de Saúde do Estado, Anoar Samad; da diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim; e da secretária de saúde de Manaus, Shádia Fraxe.

Sobre a escolha dos municípios, a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, declarou:

“Esses municípios hoje são os que maior têm a carga de doenças, maior incidência de casos, maior número de casos, mas logo os outros municípios também estarão sendo contemplados”.

No Amazonas, de 1º de janeiro até 29 de fevereiro, foram notificados 13.186 casos suspeitos de arboviroses, sendo confirmados, por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos, 2.232 para dengue, 7 para febre de chikungunya, 10 para zika, especificamente por critério laboratorial, 1.674 casos de febre do Oropouche, 4 casos de febre do Mayaro. Os dados constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Na lista de municípios com maior quantidade de casos notificados para arboviroses estão: Manaus (5.603), Tefé (779), Manacapuru (690), Lábrea (582), Coari (582), Carauari (554), Iranduba (508), Envira (319), Tonantins (282) e Itacoatiara (217).

Já quanto à malária, nos primeiros dois meses do ano, foram registrados 5.609 casos de malária no Amazonas. Por municípios são: São Gabriel da Cachoeira (1.383), Manaus (1.069), Barcelos (393), Carauari (241), Itamarati (215), Coari (190), Humaitá (188), Guajará (177) e Lábrea (154).

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital, jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mais lidas

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...

Festival de Parintins: veja os cuidados para proteger crianças durante a viagem

Com a chegada da 59ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começa nesta sexta-feira (26), a Rede Onda Digital buscou a Polícia Civil...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Conheça os jurados que vão decidir o Festival de Parintins 2026

A Comissão Julgadora do 59º Festival Folclórico de Parintins foi apresentada nessa quarta-feira (24), reunindo profissionais com experiência em música, artes cênicas, dança, audiovisual,...

Como o Festival de Parintins ajuda construir a identidade indígena amazônica

Muito além da disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, o Festival Folclórico de Parintins se consolidou como um dos principais espaços de construção...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Pesquisa aponta que frutos da Amazônia podem ajudar a frear diabetes e obesidade

Pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) têm revelado o potencial de frutos amazônicos como açaí, camu-camu, pupunha, tucumã e cubiu...

Especialista explica por que terremotos na Venezuela foram sentidos no Amazonas

Os moradores dos municípios de Barcelos e Iranduba, no interior do Amazonas, relataram tremores após dois terremotos de magnitudes 7,5 e 7,2 atingirem a...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...

Festival de Parintins: veja os cuidados para proteger crianças durante a viagem

Com a chegada da 59ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começa nesta sexta-feira (26), a Rede Onda Digital buscou a Polícia Civil...

Conheça os jurados que vão decidir o Festival de Parintins 2026

A Comissão Julgadora do 59º Festival Folclórico de Parintins foi apresentada nessa quarta-feira (24), reunindo profissionais com experiência em música, artes cênicas, dança, audiovisual,...

Como o Festival de Parintins ajuda construir a identidade indígena amazônica

Muito além da disputa entre os bois Caprichoso e Garantido, o Festival Folclórico de Parintins se consolidou como um dos principais espaços de construção...

Pesquisa aponta que frutos da Amazônia podem ajudar a frear diabetes e obesidade

Pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) têm revelado o potencial de frutos amazônicos como açaí, camu-camu, pupunha, tucumã e cubiu...

Especialista explica por que terremotos na Venezuela foram sentidos no Amazonas

Os moradores dos municípios de Barcelos e Iranduba, no interior do Amazonas, relataram tremores após dois terremotos de magnitudes 7,5 e 7,2 atingirem a...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]