Home Amazonas Philip Fearnside alerta para contradições do Brasil no combate ao clima em palestra no Simpósio Amazônia 2030

Philip Fearnside alerta para contradições do Brasil no combate ao clima em palestra no Simpósio Amazônia 2030

0
Philip Fearnside alerta para contradições do Brasil no combate ao clima em palestra no Simpósio Amazônia 2030
(Foto: Divulgação)

O cientista Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), é o destaque desta sexta-feira (7/11) no segundo e último dia do Simpósio Amazônia 2030, na Universidade Nilton Lins, em Manaus. A palestra, chamada “Mudanças Climáticas e a Região Amazônica”, começa às 9h10 no auditório Vânia Pimentel, no campus do Parque das Laranjeiras.

Reconhecido internacionalmente por seus estudos sobre desmatamento, Fearnside deve criticar a postura do governo brasileiro em relação ao meio ambiente e às mudanças climáticas, dizendo que o país corre riscos graves se não mudar de direção. Segundo ele, apenas o Ministério do Meio Ambiente trabalha para reduzir emissões de gases, enquanto outras áreas do governo seguem o caminho contrário.

Ele reforça que o Brasil precisa liderar o combate ao aquecimento global, mostrando ações concretas, e não apenas cobrando recursos de países ricos. O cientista fez a mesma cobrança em um artigo publicado na revista Science, onde ele e o pesquisador alemão Walter Leal Filho alertaram que projetos como a reconstrução da BR-319, subsídios à soja e à pecuária, e a exploração de petróleo na foz do Amazonas podem acelerar o desmatamento e levar o planeta a um ponto crítico.

O simpósio começou na quinta-feira (6/11), reunindo pesquisadores brasileiros e estrangeiros, às vésperas da COP30, que será realizada a partir de 10 de novembro em Belém (PA).

Na abertura, a reitora da Universidade Nilton Lins, Gisélle Lins, destacou a importância de ampliar parcerias acadêmicas para fortalecer a presença da Amazônia nas discussões globais sobre meio ambiente. Ela disse que o evento é uma oportunidade importante para dar visibilidade à região.


Leia mais

UEA na COP30: expedição científica da universidade monitora qualidade das águas amazônicas em rota até Belém

UEA promove debate internacional sobre Telessaúde e Telenfermagem na Amazônia


A vice-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cleuciliz Santana, afirmou que o encontro deve apresentar propostas que possam contribuir na conferência da ONU. Ela celebrou a participação de especialistas de dentro e fora do país.

(Foto: divulgação)

Um dos principais nomes internacionais em sustentabilidade, Walter Leal Filho participou da abertura de forma virtual. Ele reforçou a necessidade de integração entre universidades, além de investimentos em financiamento climático para enfrentar os desafios ambientais na Amazônia.

O simpósio debate temas como mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável. A programação de quinta-feira contou ainda com apresentações de Rodrigo Lozano, da Universidade Técnica de Dresden (Alemanha), sobre ensino em sustentabilidade, e de Fabio Teodoro de Souza (PUCPR), sobre uso de mineração de dados para prever desastres naturais e crises epidemiológicas.

O evento é realizado em parceria com a Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo e com a PUCPR, reforçando o papel da Universidade Nilton Lins na promoção do diálogo científico sobre o futuro da Amazônia.

*Com informações da Assessoria.