Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Prefeitura prepara ações de conscientização do ‘Novembro Azul’

Com o objetivo de estimular a população masculina a cuidar da própria saúde, a Prefeitura de Manaus está preparando uma série de atividades a serem desenvolvidas durante a campanha “Novembro Azul”. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá intensificar a oferta de diversos serviços e ações educativas, facilitando acesso e acolhimento com qualidade aos homens.

O chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem da Semsa, Meirivaldo Maia, informa que a campanha será realizada com o tema “Homem, Saúde é Vida! Cuide-se de Novembro a Novembro”, adotado no âmbito nacional conforme recomendação do Ministério da Saúde.

“A proposta da secretaria neste ano é levar todos, tanto profissionais de saúde quanto a população em geral, a refletirem sobre a participação dos homens nas ações de promoção à saúde, numa perspectiva de formação de vínculos com as unidades do seu território e de acompanhamento constante do usuário ao longo do tempo, não apenas durante a campanha”, afirma.

Veja mais:

Confusão entre profissionais da imprensa marca coletiva de prefeito em Manaus

Meirivaldo explica que esse esforço é feito todos os anos para mudar uma característica comum da população masculina, que não procura atendimento na rede de saúde durante a rotina. Esse acompanhamento é de extrema importância porque pode prevenir, dentre outros agravos, o desenvolvimento do câncer de próstata.

“Em 2021, a Semsa registrou uma média de 34 mil consultas por mês para homens nas unidades básicas de Manaus. Considerando que a população masculina na faixa etária de 20 a 59 anos é de aproximadamente 610 mil, precisamos estimular a mudança de comportamento desse público e intensificar o acesso aos serviços de assistência integral do Sistema Único de Saúde, o SUS”, conta.

Programação

A Semsa promoverá uma webconferência, no dia 3/11, às 14h, para marcar a abertura do “Novembro Azul”, com a presença do subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, e do médico urologista Giuseppe Figliuolo. O bate-papo é voltado aos profissionais de saúde da Atenção Primária, e também poderá ser acompanhado pelo público em geral através do canal da Semsa no YouTube, por meio do link bit.ly/dialogosaps29.

“Em cada Distrito de Saúde (Disa) será realizado um ‘Dia D’ de ações voltadas ao público masculino, nos quatro sábados do mês de novembro, de 8h às 12h. Convidamos todos os homens a participar, a obter informações sobre sua saúde e atualizar seus exames”, informa Meirivaldo.

No dia 5/11, a atividade será realizada na USF Alfredo Campos, na alameda Cosme Ferreira, s/nº, bairro Zumbi, na zona Leste; no dia 12/11, será na USF Major PM Sávio Belota, na rua Samambaia, nº 786, bairro Santa Etelvina, zona Norte; no dia 19/11, será na USF Leonor de Freitas, na avenida Brasil, s/nº, bairro Compensa I, zona Oeste; no dia 26/11, na USF Dr. José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, s/nº, bairro Flores, zona Centro-Sul.

Na zona rural, a intensificação será concentrada em três unidades de saúde durante a semana: USFR Ada Viana, USFR Ephigênio Sales e USFR Nossa Senhora de Fátima. As UBSs fluviais Antônio Levino e Ney Lacerda também estarão focadas na campanha, além dos serviços de rotina, durante seus itinerários.

Serviços

Durante o “Novembro Azul”, a Semsa irá intensificar a oferta de consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, oferta de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atualização do cartão de vacina, e contará com uma Unidade Móvel Odontológica em local a ser definido.

No que diz respeito às ações educativas, as unidades básicas irão prestar orientações sobre alimentação saudável, hipertensão, diabetes, e importância de atividade física e autocuidado. Também serão promovidas rodas de conversas com os seguintes temas: álcool, drogas, tabagismo, família, valorização da vida e a importância do pré-natal do parceiro, alimentação, prevenção de violências e cultura de paz.

- Publicidade -[adrotate group="7"]

Com o objetivo de estimular a população masculina a cuidar da própria saúde, a Prefeitura de Manaus está preparando uma série de atividades a serem desenvolvidas durante a campanha “Novembro Azul”. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá intensificar a oferta de diversos serviços e ações educativas, facilitando acesso e acolhimento com qualidade aos homens.

O chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem da Semsa, Meirivaldo Maia, informa que a campanha será realizada com o tema “Homem, Saúde é Vida! Cuide-se de Novembro a Novembro”, adotado no âmbito nacional conforme recomendação do Ministério da Saúde.

“A proposta da secretaria neste ano é levar todos, tanto profissionais de saúde quanto a população em geral, a refletirem sobre a participação dos homens nas ações de promoção à saúde, numa perspectiva de formação de vínculos com as unidades do seu território e de acompanhamento constante do usuário ao longo do tempo, não apenas durante a campanha”, afirma.

Veja mais:

Confusão entre profissionais da imprensa marca coletiva de prefeito em Manaus

Meirivaldo explica que esse esforço é feito todos os anos para mudar uma característica comum da população masculina, que não procura atendimento na rede de saúde durante a rotina. Esse acompanhamento é de extrema importância porque pode prevenir, dentre outros agravos, o desenvolvimento do câncer de próstata.

“Em 2021, a Semsa registrou uma média de 34 mil consultas por mês para homens nas unidades básicas de Manaus. Considerando que a população masculina na faixa etária de 20 a 59 anos é de aproximadamente 610 mil, precisamos estimular a mudança de comportamento desse público e intensificar o acesso aos serviços de assistência integral do Sistema Único de Saúde, o SUS”, conta.

Programação

A Semsa promoverá uma webconferência, no dia 3/11, às 14h, para marcar a abertura do “Novembro Azul”, com a presença do subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, e do médico urologista Giuseppe Figliuolo. O bate-papo é voltado aos profissionais de saúde da Atenção Primária, e também poderá ser acompanhado pelo público em geral através do canal da Semsa no YouTube, por meio do link bit.ly/dialogosaps29.

“Em cada Distrito de Saúde (Disa) será realizado um ‘Dia D’ de ações voltadas ao público masculino, nos quatro sábados do mês de novembro, de 8h às 12h. Convidamos todos os homens a participar, a obter informações sobre sua saúde e atualizar seus exames”, informa Meirivaldo.

No dia 5/11, a atividade será realizada na USF Alfredo Campos, na alameda Cosme Ferreira, s/nº, bairro Zumbi, na zona Leste; no dia 12/11, será na USF Major PM Sávio Belota, na rua Samambaia, nº 786, bairro Santa Etelvina, zona Norte; no dia 19/11, será na USF Leonor de Freitas, na avenida Brasil, s/nº, bairro Compensa I, zona Oeste; no dia 26/11, na USF Dr. José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, s/nº, bairro Flores, zona Centro-Sul.

Na zona rural, a intensificação será concentrada em três unidades de saúde durante a semana: USFR Ada Viana, USFR Ephigênio Sales e USFR Nossa Senhora de Fátima. As UBSs fluviais Antônio Levino e Ney Lacerda também estarão focadas na campanha, além dos serviços de rotina, durante seus itinerários.

Serviços

Durante o “Novembro Azul”, a Semsa irá intensificar a oferta de consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, oferta de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atualização do cartão de vacina, e contará com uma Unidade Móvel Odontológica em local a ser definido.

No que diz respeito às ações educativas, as unidades básicas irão prestar orientações sobre alimentação saudável, hipertensão, diabetes, e importância de atividade física e autocuidado. Também serão promovidas rodas de conversas com os seguintes temas: álcool, drogas, tabagismo, família, valorização da vida e a importância do pré-natal do parceiro, alimentação, prevenção de violências e cultura de paz.

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mais lidas

Amazônia concentra R$ 391 milhões em editais para ciência

A Amazônia vive um dos momentos mais promissores dos últimos anos para a ciência. Somados, três grandes editais lançados em 2026 disponibilizam cerca de...

Parintins já teve outros nomes antes de se tornar a terra dos bumbás; entenda

Antes de se tornar conhecida mundialmente pela disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, a cidade de Parintins, na região do Baixo Amazonas, carregou...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Cheiro de café e festa junina: o bolo de macaxeira mistura memória, cultura e sabor

Quando chega o mês de junho, as mesas dos arraiais costumam ser tomadas pelo cheiro do milho cozido, da canjica, da pamonha e dos...

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Festival de Parintins: veja os cuidados para proteger crianças durante a viagem

Com a chegada da 59ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começa nesta sexta-feira (26), a Rede Onda Digital buscou a Polícia Civil...

Conheça os jurados que vão decidir o Festival de Parintins 2026

A Comissão Julgadora do 59º Festival Folclórico de Parintins foi apresentada nessa quarta-feira (24), reunindo profissionais com experiência em música, artes cênicas, dança, audiovisual,...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Amazônia concentra R$ 391 milhões em editais para ciência

A Amazônia vive um dos momentos mais promissores dos últimos anos para a ciência. Somados, três grandes editais lançados em 2026 disponibilizam cerca de...

Parintins já teve outros nomes antes de se tornar a terra dos bumbás; entenda

Antes de se tornar conhecida mundialmente pela disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, a cidade de Parintins, na região do Baixo Amazonas, carregou...

Cheiro de café e festa junina: o bolo de macaxeira mistura memória, cultura e sabor

Quando chega o mês de junho, as mesas dos arraiais costumam ser tomadas pelo cheiro do milho cozido, da canjica, da pamonha e dos...

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...

Festival de Parintins: veja os cuidados para proteger crianças durante a viagem

Com a chegada da 59ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começa nesta sexta-feira (26), a Rede Onda Digital buscou a Polícia Civil...

Conheça os jurados que vão decidir o Festival de Parintins 2026

A Comissão Julgadora do 59º Festival Folclórico de Parintins foi apresentada nessa quarta-feira (24), reunindo profissionais com experiência em música, artes cênicas, dança, audiovisual,...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]