Home Amazonas Quando acionar Samu ou Bombeiros? Saiba a quem chamar em cada tipo de emergência

Quando acionar Samu ou Bombeiros? Saiba a quem chamar em cada tipo de emergência

0
Quando acionar Samu ou Bombeiros? Saiba a quem chamar em cada tipo de emergência
Foto: SSP/AM.

Geralmente, quando se deparam com uma emergência, as pessoas optam por chamar o Corpo de Bombeiros ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a fim de receber socorro. Mas quais as diferenças entre eles e, dependendo da sua emergência, qual é o mais apropriado a se chamar?

O Samu é focado no atendimento pré-hospitalar, prestando socorro médico. Portanto, em casos de dor no peito, convulsões, desmaios, quedas, fraturas e até trabalho de parto, o Samu é o indicado para prestar atendimento.

Já o Corpo de Bombeiros é especializado em resgate e salvamento em situações de risco ou emergências. Então, em casos de incêndio, salvamentos, deslizamentos, acidentes de trânsito, ferimentos à bala, choques elétricos e queimaduras, os Bombeiros são os mais indicados.

Resumindo: emergências clínicas são responsabilidade do Samu, enquanto acidentes e traumas físicos devem ser encaminhados para os Bombeiros.


Leia mais:

SAMUI: Ministério da Saúde inaugura primeiro SAMU Indígena

Moradora confunde pedaço de madeira com cobra e aciona Bombeiros na zona Sul de Manaus


Denison Vilar, do Samu e líder do movimento social Todos pela Saúde em Manaus, falou com a Onda Digital e ajudou a diferenciar melhor os tipos de atendimentos que o serviço e os Bombeiros realizam.

“Embora ambos atuem no atendimento de emergências, Samu e Bombeiros têm atividades diferentes e complementares. Samu atua em emergências clínicas, já Bombeiros atuam em situações de risco estrutural. Os profissionais do Samu não colocam suas vidas em risco, já os Bombeiros apresentam essa virtude. Um coloca a vida em risco, o outro não”.

Ele complementou:

“Exemplos práticos de ocorrências típicas do Samu: Suspeitas de infarto ou AVC, parada cardiorrespiratória, e acidentes de trânsito. Eles podem agir em conjunto e aqui, levamos em consideração uma coisa, quando tem gente presa às ferragens, o bombeiro retira a pessoa e o Samu leva a vítima. O Samu não coloca a própria vida em risco, nem a de terceiros, pois não é capacitado para isso.

Ocorrências mais comuns dos Bombeiros envolvem acidentes de trânsito, em incêndios, afogamentos, quedas, pessoas presas em poços ou algo do tipo, salvamentos em locais de difícil acesso. Em algumas situações, eles atuam em conjunto: ‘o bombeiro faz o resgate e a retirada segura da vítima, o Samu faz  o atendimento médico com estabilização e transporte'”.

Denison Vilar (ao centro), com profissional do Samu e dos Bombeiros (Foto: Acervo pessoal).

Portanto, fique atento:

Acione o Samu no número 192.

Acione o Corpo de Bombeiros no número 193.

*Com informações de G1 e Veja