Home Brasil Defensoria Pública do Pará entra com ação contra plataformas por preço das hospedagens na COP30

Defensoria Pública do Pará entra com ação contra plataformas por preço das hospedagens na COP30

0
Defensoria Pública do Pará entra com ação contra plataformas por preço das hospedagens na COP30
Cidade de Belém (Foto: Divulgação)

A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) anunciou na sexta-feira (12/9), o ajuizamento de uma Ação Civil Pública (ACP) contra as plataformas Booking.com e Agoda. Elas são acusadas de não atender às recomendações para frear aumentos abusivos nos preços de hospedagem durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).

Segundo o coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da DPE-PA, defensor público Cássio Bitar, a ação busca assegurar medidas reparatórias e preventivas que coíbam o desequilíbrio de preços, permitindo a participação de representantes da sociedade civil e garantindo o direito de escolha dos consumidores. Ele disse à imprensa:

“Estamos buscando preservar o direito à transparência e informação, notadamente em relação aos aluguéis por temporada, através do diálogo com as empresas que entenderam sua implicação no processo. Quanto aos demais, submetemos a questão ao Poder Judiciário na esperança de obter uma resposta firme e resoluta”.


Leia mais:

Presidente da COP 30 diz que países querem tirar evento de Belém por causa da hospedagem: “15 vezes o valor que normalmente cobram”

Brasil nega pedido da ONU para subsidiar a acomodação dos países em Belém durante a COP30


Até o momento, apenas 71 países, pouco mais de um terço das 196 delegações possíveis, tiveram a hospedagem garantida e custeada para o evento que ocorrerá de 10 a 21 de novembro em Belém.

Segundo a DPE-PA, acordos já foram firmados, de forma satisfatória, com as plataformas Airbnb e Hoteis.com (vinculada à Expedia).

O Airbnb planeja enviar, na próxima semana, uma “Comunicação Conjunta” aos anfitriões de Belém, alertando sobre a necessidade de atenção aos preços durante a COP30, e também divulgará a mensagem aos hóspedes. A medida inclui publicação na página oficial da plataforma destinada à imprensa, garantindo ampla visibilidade.

Atualmente, cerca de 70% dos anúncios do Airbnb em Belém têm diárias de até US$ 500, dentro de parâmetros considerados mais razoáveis.

A Hoteis.com, por sua vez, retirou e bloqueou anúncios com valores excessivos, passo considerado fundamental para responsabilizar as plataformas pelo controle das práticas de seus anunciantes.

*Com informações de SBT News.