O funkeiro MC Ryan surpreendeu vereadores nesta quinta-feira (9/10) ao cantar uma música sobre a Cracolândia durante seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Pancadões, na Câmara Municipal de São Paulo.
O episódio ocorreu após o presidente da CPI, vereador Rubinho Nunes (União), questionar o cantor sobre possíveis referências ao uso de drogas, armas ou atividades ilícitas em suas músicas. MC Ryan respondeu que suas composições podem narrar tanto a ficção quanto a realidade, com intenção pedagógica, alertando os jovens para evitar o uso de drogas.
Em seguida, o cantor perguntou se Rubinho já havia ouvido a música “Ilusão”, parceria com MC Davi, MC Hariel, Salvador da Rima e Alok, e cantou trechos que abordam a Cracolândia. O presidente da CPI reagiu rindo e elogiou a postura do artista de conscientizar sobre o uso de drogas.
Apesar de um histórico de tensão entre a comissão e o cantor, o depoimento transcorreu de forma tranquila. Em setembro, a CPI chegou a aprovar um requerimento para intimar MC Ryan após ele não atender convites anteriores. O advogado do artista afirmou na época que não tinha ciência de convites oficiais, enquanto a produtora GR6, que agencia o cantor, destacou que apenas um convite foi recebido, sem antecedência mínima legal.
MC Ryan também afirmou que nunca realizou shows em pancadões e que não tem como controlar a utilização de suas músicas nesses eventos. Ele se colocou à disposição para realizar ações comunitárias em parceria com os vereadores.