Sete pessoas foram internadas no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, no nordeste baiano, por suspeita de intoxicação por ingestão acidental de metanol após consumo de bebida alcoólica. A informação foi divulgada na noite de segunda (29/12), pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Segundo informações, as sete vítimas participavam de uma festa de noivado, e consumiram as mesmas bebidas alcóolicas.
De acordo com a secretaria e a prefeitura do município, os pacientes permanecem acolhidos e em observação, com assistência em andamento, e os protocolos assistenciais foram acionados.
A Sesab afirmou ainda que serão realizados exames laboratoriais e, caso necessário, será administrado antídoto específico.
Leia mais:
Morre 9ª vítima de intoxicação por metanol em SP: 3 morreram após churrasco de família
Consumo de bebidas alcoólicas nas ‘confras’ pode sobrecarregar o fígado e causar doenças
Até o dia 20 de novembro, o Brasil havia registrado 62 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Até aquela data haviam sido registradas 16 mortes, sendo nove em São Paulo, três no Paraná, três em Pernambuco e uma em Mato Grosso. Na Bahia, já foi contabilizada uma morte, no último dia 10.
O Ministério da Saúde já iniciou a distribuição do antídoto fomepizol, medicação utilizada no tratamento de intoxicação por metanol associada ao consumo de bebidas alcóolicas adulteradas.
*Com informações de Metrópoles (Correio 24 Horas)