A solenidade de leitura da mensagem do governador Wilson Lima (União Brasil) que abriu, nesta terça-feira (3/2), os trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reuniu atores de todos os setores da vida pública do Amazonas. Estavam na Casa representantes da indústria, do comércio, do setor primário e do setor público estadual e da capital amazonense.
Nesse grande encontro três personagens chamaram atenção pela efusividade com que foram recebidos no plenário Ruy Araújo: o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony, o secretário de Governo, Sérgio Litaiff, e o ex-governador cassado José Melo.
Flávio Antony e Sérgio Litaiff são apontados como os principais articuladores políticos do governador para uma eventual candidatura a partir de 4 de abril, prazo máximo para ele deixar o posto e se candidatar nas eleições de outubro.
Os dois foram vistos conversando com todos os grupos de convidados para a leitura da mensagem, distribuíram muitos tapinhas nas costas e tiveram conversas com deputados e empresários. Litaiff, principalmente, atuou nas conversas com lideranças populares que acompanharam a solenidade nas galerias da Aleam.
Saiba mais:
Wilson Lima reconhece atuação de Tadeu de Souza em ofensiva pelo interior do Amazonas
Governador cassado é acolhido com fervor
O ex-governador José Melo mantém o prestígio dos tempos em que estava no poder, antes de ter o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2017. Ele esteve presente na solenidade de abertura do Ano Legislativo e sentou-se na primeira fileira dos convidados.

Assim que chegou no plenário da Casa, José Melo foi efusivamente abordado pela deputada Alessandra Campelo (Podemos) e pelo ex-deputado Belarmino Lins, hoje presidente da Junta Comercial do Estado e pai do deputado George Lins (União Brasil). Entre abraços e apertos de mãos, José Melo teve conversas de pés de ouvido com muitos presentes na solenidade.
Reconhecido como um habilidoso articulador político, José Melo já exerceu esse papel em governos como os de Amazonino Mendes, Eduardo Braga e Omar Aziz. Atualmente, é cotado para assumir a coordenação de uma eventual campanha ao governo do candidato que surgir do grupo do prefeito David Almeida (Avante), que pode ser tanto o próprio prefeito, quanto o vice-governador Tadeu de Souza (Avante).
Essa capacidade de articulação no interior do Amazonas é fruto de uma trajetória política que inclui mandatos como deputado estadual e deputado federal. Ao longo desse período, manteve forte ligação com temas relacionados à administração pública e ao planejamento econômico. Em 2010, foi eleito vice-governador do Amazonas, na chapa encabeçada por Omar Aziz.