
A atriz Lucy Ramos usou as redes sociais para compartilhar um desabafo sobre a queda de cabelo que vem enfrentando após o nascimento da filha, Kyara, em abril. Em um vídeo, ela mostrou tufos de fios e falou sobre os desafios do pós-parto.
“Toda vez que vou tomar banho, levo um susto com a quantidade de fios que caem. Como se não bastasse tudo o que a gente passa: a dor do parto, o psicológico abalado, a adaptação à amamentação, a privação do sono, ainda vem a queda capilar. Tem gente que ainda diz que mulher é fraca”, afirmou.
De acordo com a ginecologista e obstetra Amanda Vanzelli, a situação é comum e tem nome: eflúvio telógeno pós-parto. O processo ocorre devido à queda brusca dos hormônios após a gestação, fazendo com que os fios que permaneceram presos durante a gravidez entrem juntos na fase de queda.
Leia mais:
VÍDEO: Paralisação dos rodoviários permanece durante o fim da tarde em Manaus
VÍDEO: Incêndio em favela deixa mais de 1.100 famílias desabrigadas nas Filipinas
A condição costuma surgir entre o 2º e o 4º mês após o parto e pode durar até um ano. Segundo a médica, embora a perda de cabelo seja intensa no início, tende a melhorar espontaneamente. No entanto, deficiências nutricionais comuns nesse período, como falta de ferro, vitamina D, vitamina B12 e zinco podem agravar o quadro.
O tratamento envolve suplementação quando necessário, alimentação equilibrada, atenção ao sono e controle do estresse. Em alguns casos, loções tópicas e tecnologias médicas também podem ser recomendadas para acelerar a recuperação.
“O acompanhamento médico é essencial para identificar precocemente eventuais deficiências e tornar a queda menos acentuada”, destacou Vanzelli.
Ver essa foto no Instagram