A República Democrática do Congo será a representante da África no Torneio Classificatório da FIFA após superar a Nigéria nos pênaltis neste domingo (16/11), na final da repescagem da Confederação Africana de Futebol (CAF) no Stade Prince Héritier Moulay Hassan, em Rabat.
Esta é a terceira seleção a garantir vaga no Torneio Classificatório da FIFA, juntando-se a Bolívia e Nova Caledônia. Restam três vagas para a disputa que ocorrerá em março, e duas das seis nações completarão as 48 participantes da Copa do Mundo da FIFA 26™.
A Nigéria de Eric Chelle viveu um início dos sonhos, já que um corte mal feito pela zaga adversária proporcionou um chute potente de Frank Onyeka que desviou e balançou a rede.
Saiba mais:
Eliminatória da Copa: Gigantes europeus garantem vaga, mas Itália irá disputar repescagem
Você conhece o ariá, ‘batatinha’ amazônica servida nos restaurantes da COP30?
Reviravolta e goleiro pegador de pênalti
Mas os Leopardos de Sébastien Desabre responderam e empataram com Mechak Elia, após um cruzamento profundo de Cedric Bakambu que a Nigéria não conseguiu afastar.
A RD do Congo teve mais volume de jogo no segundo tempo, mas pouco fez para preocupar Stanley Nwabali no gol da Nigéria. O jogo foi para a prorrogação, e o empate persistiu durante todo o tempo extra.
O técnico da RD do Congo, Sébastien Desabre, colocou o goleiro reserva Timothy Fayulu no último minuto da prorrogação para as cobranças, e a escolha se mostrou inspirada, já que Fayulu fez duas defesas cruciais, abrindo caminho para o capitão Chancel Mbemba confirmar a classificação.