Home Lifestyle Lentilha: 5 curiosidades do alimento que atrai fortuna nas ceias de réveillon

Lentilha: 5 curiosidades do alimento que atrai fortuna nas ceias de réveillon

0
Lentilha: 5 curiosidades do alimento que atrai fortuna nas ceias de réveillon

Já tradicional na mesa das festas de Ano-Novo, a lentilha é vista como símbolo de sorte e prosperidade para o ciclo que se inicia. No Brasil, o alimento costuma ser associado à fortuna, e há quem leve essa crença bastante a sério. Mas, independentemente da sabedoria popular, nutricionistas destacam que a lentilha é, de fato, uma excelente escolha alimentar, tanto nos dias de celebração quanto ao longo de todo o ano.

Rica em proteína vegetal, fibras, minerais e ferro, a lentilha contribui para a saúde do organismo de diversas formas. O alimento fornece magnésio e potássio, importantes para o funcionamento do coração, além de ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo uma aliada na prevenção e no controle do diabetes.

Outro ponto positivo é o impacto ambiental do seu cultivo. Assim como outras leguminosas, a lentilha tem a capacidade de fixar nitrogênio no solo, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos. Isso torna o alimento uma opção mais sustentável e vantajosa também do ponto de vista ambiental.

 

Lentilha: afinal, é grão, semente ou leguminosa?

A lentilha é uma semente pertencente ao grupo das leguminosas, da mesma família do feijão, grão-de-bico, ervilha e soja. No uso culinário, também é chamada de grão, termo popular para sementes pequenas e duráveis usadas como alimento básico.

Fonte de proteína e nutrientes

A lentilha é uma excelente proteína vegetal, muito consumida por vegetarianos e veganos. Também é rica em fibras, que auxiliam a digestão e ajudam a reduzir o colesterol, além de conter ferro, magnésio, potássio, fósforo e vitaminas do complexo B, com destaque para o ácido fólico (B9).

Aliada do emagrecimento e do coração

Por promover maior saciedade, a lentilha contribui para o controle do peso. Seu baixo índice glicêmico ajuda a evitar picos de açúcar no sangue, sendo benéfica para a saúde cardiovascular e para a prevenção do diabetes. Os minerais presentes também auxiliam no equilíbrio eletrolítico e na prevenção da anemia.

Versátil na cozinha

A lentilha é acessível, fácil de armazenar e muito versátil. Pode ser usada em sopas, saladas, ensopados, arroz com lentilhas e hambúrgueres vegetais, sendo presença comum nas refeições do dia a dia e nas ceias de fim de ano.

Quem deve ter cautela

Em geral, a lentilha é indicada para todas as idades. No entanto, pessoas com doenças renais, gota ou sensibilidade digestiva devem consumir com moderação, devido ao teor de potássio, fósforo e à possibilidade de gases.

 Como aproveitar os nutrientes do alimento na hora do preparo?

Para aproveitar todos os benefícios do alimento, veja algumas dicas extras:

  • Evitar o excesso de cozimento: Lentilhas cozinham rapidamente, cerca de 15 a 20 minutos.
  • Deixar as sementes de molho: Antes de cozinhar, deixe as lentilhas de molho por 8 a 12 horas. Isso reduz os antinutrientes, como os fitatos, que podem interferir na absorção de minerais como ferro e zinco, além de facilitar a digestão.
  • Utilizar caldos caseiros: Cozinhar as lentilhas em caldos feitos com legumes ou ervas potencializa o sabor sem a necessidade de aditivos industrializados.
  • Adicionar ingredientes ácidos após o cozimento: Ingredientes como suco de limão ou vinagre são recomendados para ajudar na absorção do ferro das lentilhas, por conter vitamina C, mas devem ser adicionados após o cozimento para não endurecer os grãos.