Um jovem morreu e outras duas pessoas estão desaparecidas após fortes chuvas que atingiram a região da Andaluzia, no sul da Espanha, neste domingo (28/12). Os temporais causaram alagamentos e diversos transtornos, especialmente nas cidades de Málaga e Granada.
De acordo com a Guarda Civil espanhola, o jovem desapareceu depois de ser levado pela correnteza ao tentar atravessar o rio Arroyo de la Cañada, em Granada. Já em Málaga, dois homens sumiram após sofrerem um acidente de carro nas proximidades do rio Fahala.
Ainda no domingo, por volta das 17h, os agentes localizaram o corpo de um dos desaparecidos no rio Fahala. O veículo envolvido no acidente foi encontrado capotado e com danos severos.
As buscas continuam para localizar as outras duas vítimas. A operação conta com equipes da Guarda Civil, apoio do Grupo Especial de Atividades Subaquáticas e helicópteros que sobrevoam a região de Granada.
Além das áreas rurais, os temporais também atingiram centros urbanos, com registro de queda de granizo. O grande volume de chuva causou enchentes, alagou ruas e arrastou veículos. Diante do cenário, a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (Aemet) mantém alerta vermelho para moradores do sul do país.