Uma publicação feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, neste domingo (11/1), chamou atenção nas redes sociais. O republicano compartilhou uma imagem em que aparece descrito como “presidente interino da Venezuela”, em um formato semelhante ao de uma ficha biográfica digital, com foto oficial, datas e cargos atribuídos a ele, sugerindo simbolicamente o comando do país sul-americano.
A postagem ocorreu mais de uma semana depois da intervenção militar realizada pelos Estados Unidos que terminou com a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro. O gesto também coincide com novas declarações de Trump envolvendo o cenário político e econômico de Cuba.

Leia mais:
Trump assina decreto para proteger lucros do petróleo da Venezuela retidos pelos EUA
Donald Trump e Gustavo petro confirmam encontro na Casa Branca em fevereiro
Neste domingo, o presidente americano afirmou que a ilha deixará de receber petróleo e recursos financeiros provenientes da Venezuela. Segundo ele, o fim desse apoio poderia provocar a queda do regime cubano.
A imagem divulgada não veio acompanhada de explicações ou comentários adicionais por parte de Trump. Ainda assim, a publicação surge poucos dias após o republicano afirmar, em entrevista ao The New York Times, que sua autoridade como comandante-chefe seria limitada apenas por sua “própria moralidade”, minimizando o papel do direito internacional e de outros mecanismos de controle sobre o uso da força militar para atacar, invadir ou pressionar outros países.
*Com informações do O Globo