
O auxílio do Sistema Paredão conseguiu recuperar 1.103 veículos de janeiro a setembro de 2025, dos quais mais de 650 com auxílio direto do sistema. Desde julho, as viaturas com câmeras inteligentes recuperaram 43 veículos, 39 na capital e 4 no interior, e a tecnologia de reconhecimento facial localizou 48 pessoas presas a partir de alertas do sistema.
O trabalho integrado entre Polícia Civil, Polícia Militar e uso de tecnologia de monitoramento urbano, incluindo mais de 650 câmeras de reconhecimento facial na cidade foram essenciais para agilizar os trabalhos das forças de segurança para a prisão dos suspeitos envolvidos em dois crimes de grande repercussão na cidade de Manaus, no mês de outubro.
“O sistema Paredão é uma ferramenta utilizada pela Polícia Civil e pela Polícia Militar e que ajuda sobremaneira em casos que repercutem, inclusive, na sociedade. Nós temos aqui, dois crimes de repercussão na cidade de Manaus e que rapidamente a Polícia Civil, com o uso de tecnologia, deu um retorno importante para a sociedade”, explicou o secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida.
Leia mais:
Motorista de aplicativo é identificado após pichar câmeras do Sistema Paredão em Manaus
Mayra Dias propõe uso do sistema “Paredão” para localizar pessoas desaparecidas no Amazonas
Crime no shopping Ponta Negra
A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), com o auxílio do Sistema Paredão conseguiu identificar a motocicleta e o automóvel, usados no homicídio realizado, no dia 1º de outubro, em um estacionamento de um centro comercial na zona oeste de Manaus.
“Um trabalho de investigação árdua que a gente considera bastante célebre pela dificuldade da investigação, mas o doutor Ricardo (menção ao Titular da DEHS), juntamente com a sua equipe, conseguiu identificar todos os autores e na manhã de hoje já está apresentando a prisão de dois indivíduos”, destacou o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Alessandro Albino.
Assalto à cafeteria
As câmeras inteligentes também foram essenciais para a identificação facial dos suspeitos e das duas motocicletas usadas no roubo praticado, no dia 13 deste mês de outubro, em uma cafeteria localizada na zona centro-oeste da cidade. Para o delegado titular do 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Adriano Félix, o trabalho do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o ‘Paredão’, foi fundamental para a resposta rápida da polícia.
“Durante o trabalho investigativo, foi primordial o apoio do Cerco Inteligente; nós conseguimos obter informações a respeito das motocicletas visadas à ação e das filmagens também, assim como das câmaras de vigilância que mostraram quem seriam os indivíduos que ali estavam praticaram o delito de roubo majorado. Tudo isso foi pertinente para que chegássemos aos três indivíduos da ação”, ressaltou.