Home Destaque Bolsonaro tem dez dias para entregar defesa sobre perda de patente ao Superior Tribunal Militar

Bolsonaro tem dez dias para entregar defesa sobre perda de patente ao Superior Tribunal Militar

0
Bolsonaro tem dez dias para entregar defesa sobre perda de patente ao Superior Tribunal Militar
(Foto: Arquivo/Agência Brasil(

O ministro Carlos Vuyk de Aquino, do Superior Tribunal Militar (STM), estabeleceu o prazo de dez dias para que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro se manifeste no processo que pode resultar na perda de sua patente de capitão da reserva do Exército. A decisão foi tomada nesta terça-feira (10/2).

A ação foi apresentada pelo Ministério Público Militar (MPM), que pede a exclusão de Bolsonaro das Forças Armadas após a condenação do ex-presidente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro foi sentenciado a 27 anos e três meses de prisão.

Após a apresentação da defesa, o processo retorna ao gabinete do relator. Ainda não há data prevista para julgamento. Pela Constituição, oficiais podem perder a patente em caso de condenação criminal superior a dois anos.


Leia mais

Defesa de Bolsonaro alega ‘riscos elevados de morte’ em novo pedido de prisão domiciliar

Michelle Bolsonaro e Damares lamentam morte de adolescente e cobram justiça


Se o STM determinar a expulsão, o salário recebido por Bolsonaro como militar da reserva poderá ser convertido em pensão para a esposa ou filhas, mecanismo previsto na legislação militar conhecido como “morte ficta”.

O MPM também solicitou a perda da patente de outros militares da reserva condenados pelo STF, entre eles os generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto, além do almirante Almir Garnier. O STM já determinou a citação de parte dos envolvidos, que também terão prazo de dez dias para apresentar defesa.

*Com informações da Agência Brasil.