Home Destaque Câmara aprova proposta que autoriza Manaus a contratar empréstimo bilionário

Câmara aprova proposta que autoriza Manaus a contratar empréstimo bilionário

0
Câmara aprova proposta que autoriza Manaus a contratar empréstimo bilionário
Foto: Cleuton Silva e Eder França/Dicom

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta quarta-feira (10/12), um novo pedido da Prefeitura de Manaus para contratar um empréstimo de até US$ 195 milhões, cerca de R$ 1 bilhão na cotação atual, junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), órgão do Banco Mundial.

O texto integra a Mensagem 103/2025, assinada pelo prefeito David Almeida (Avante), e diz que os recursos não serão usados para novas despesas, mas para “substituir dívidas internas mais caras, dentro do Programa de Eficiência Fiscal e Ambiental de Manaus (Proefis Manaus)”.

Tramitada em regime de urgência, a proposta sofreu duras críticas da oposição e recebeu os votos contrários dos vereadores: Rodrigo Guedes (PP), Ivo Neto (PMB), Thaysa Lippy (PRD), Sargento Salazar (PL), Capitão Carpê (PL) e Coronel Rosses (PL).

Veja o momento da votação:


Saiba mais: 

Tadeu de Souza manda recado e critica ruído político: “A boa política não precisa gritar”

Gilmar Nascimento se coloca à disposição para candidatura a deputado estadual em 2026


Segundo o texto, os recursos deverão ser usados “integralmente para a reestruturação de dívidas internas, substituindo empréstimos antigos por um financiamento de longo prazo com condições mais favoráveis”, conforme justificou a prefeitura.

Após receber a documentação, a presidência da CMM encaminhou o projeto à Diretoria Legislativa para análise técnica antes da votação em plenário, conforme registro de tramitação datado também de 5 de dezembro.

A aprovação em sessão ordinária consolida mais uma etapa para que Manaus possa formalizar o acordo de crédito com o BIRD, uma operação de grande porte que depende de garantias federais e de autorização legislativa.

Agora, o texto segue para sanção do prefeito.