A caminhada pela liberdade, promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG), reuniu dois velhos conhecidos da política amazonense e que estavam afastados desde as eleições municipais de 2024. O ex-superintendente da Suframa Alfredo Menezes (PP), conhecido como “Coronel Menezes”, e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), fizeram, nos últimos dias, postagens nas quais aparecem juntos caminhando ao lado de Nikolas.
A briga entre os dois políticos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começou no final de 2023, quando Alberto Neto foi “ungido” candidato a prefeito pelo presidente do Diretório Estadual do PL do Amazonas, Alfredo Nascimento. Menezes, que um ano antes havia recebido mais de 737 mil votos e quase tirou Omar Aziz (PSD) do Senado, contava com o direito de disputar a prefeitura.
Alberto Neto, com apoio de Nascimento, conquistou o apoio de Bolsonaro e chegou ao segundo turno contra David Almeida, perdendo a prefeitura, mas ganhando musculatura para ser hoje favorito a conquistar uma das vagas em disputa para o Senado Federal.
Coronel Menezes foi expulso do PL, se aproximou do governador Wilson Lima (União Brasil), foi para o PP e tornou-se candidato a vice-prefeito na chapa de Roberto Cidade. Derrotado nas urnas por David e Alberto, que foram ao segundo turno, Menezes se recolheu e deverá ser candidato a deputado federal em outubro.
Durante esse processo de afastamento, Menezes caiu atirando em Alfredo Nascimento, mas também contra Alberto Neto, a quem chamou de “oportunista”, “falso, mentiroso e dissimulado” e o acusou de ser aliado de Omar Aziz.
Alberto Neto evitou ao máximo responder aos ataques de Menezes e manteve, ao longo desse período, um bom relacionamento com a filha dele, a deputada estadual Débora Menezes (PL), com quem cumpriu diversas agendas conjuntas em eventos da família Bolsonaro.

Saiba mais:
Ex-senador do Amazonas nega ter apoiado projeto da família Vorcaro em Apuí, no Amazonas
Reforma Tributária: Pró-labore e distribuição de lucros seguirão regras já existentes
Pré-candidaturas nas ruas
Em post nas redes sociais, Menezes chamou Alberto Neto de nosso “pré-candidato” ao Senado e seguiu caminhando com ele ao longo do percurso pela BR-040, estimando chegar em Brasília no próximo domingo.
Ambos não responderam à Onda Digital sobre essa aproximação, mas os planos de cada um para este ano seguem modelos distintos. Enquanto Alberto Neto segue com a pré-candidatura ao Senado pelo PL, com possibilidade remota de disputar outro cargo, Menezes é pré-candidato a deputado federal, mas ainda não definiu por qual partido disputará a eleição.
Em entrevistas recentes, ele diz que tanto pode ficar no PP quanto ir para o Republicanos, onde recebeu convite do presidente nacional, Marcos Pereira (Republicanos-SP), e do deputado federal pelo Amazonas, Silas Câmara.