
A Rede Onda Digital promoveu, na noite desta quinta-feira (11/12), um debate com as candidatas que concorrem à vaga destinada à advocacia no quinto constitucional do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O encontro reforçou o compromisso democrático da consulta e aproximou advogados e advogadas das concorrentes à lista sêxtupla. A transmissão foi feita pelo canal 8.2 na TV aberta, pela FM 92.3 e pelo canal no YouTube @RedeOndaDigital.
A advogada Catharina Estrela, que destacou o caráter democrático do processo.
“É uma honra estar aqui hoje na Onda Digital e principalmente porque é debaixo de um mandamento de democracia. Você, advogado e advogada, poderão fazer suas perguntas e decidir o melhor candidato para ocupar o quinto constitucional”.
Em seguida, Caroline Frota destacou que sua candidatura é motivada pela paridade de gênero e pela valorização da militância na advocacia.
“Sou só candidata pela paridade de gênero, é isso que me motivou a participar dessa eleição. É por isso que estou aqui concorrendo. Pelo único motivo, paridade de gênero e militância genuína dos meus advogados, em que sou militante há 20 anos.”
Leia mais
Definida lista de candidatos ao Quinto Constitucional; Rede Onda Digital realiza debates
A candidata Adriane Magalhães ressaltou a importância do debate como instrumento de comparação entre as trajetórias apresentadas.
“A importância de todas as candidatas e candidatos comparecerem a este debate é muito grande para trocarmos informações e mostrar para você, eleitor, quem de fato advoga, quem representa as prerrogativas da advocacia e quem representa os advogados do Amazonas.”
Ela incentivou os profissionais a analisarem a história de contribuição de cada candidata:
“Vocês têm que votar em quem é honesto, quem sabe trabalhar, quem tem muitos anos de carreira. A primeira pergunta é: quais foram os projetos desta candidata para a classe? Ela me ajudou em alguma coisa? Se a resposta for sim, vote. Se não, repense seu voto.”
Já Grace Benayon descreveu o momento como histórico para a advocacia amazonense.
“É muito importante um debate como esse para que cada um dos advogados e advogadas tenha a oportunidade de conhecer melhor seus candidatos. Estamos vivendo um momento único, onde estaremos escolhendo o desembargador que vai representar a advocacia no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.”
Ela reforçou a responsabilidade de quem se coloca à disposição da classe:
“Eu me apresento como essa candidata e peço o voto de cada um dos colegas advogados que estiverem assistindo.”
A candidata Elaine Benayon também disse que debate é essencial para que a classe conheça o preparo técnico de quem disputa a vaga.
“É fundamental participar do debate para que aqueles que não tiveram a oportunidade de ter contato com os candidatos conheçam o perfil, o nível de conhecimento e a trajetória. Sou uma das candidatas com 25 anos de atuação e este momento é de suma importância para a sociedade avaliar o nível daqueles que pretendem disputar esse cargo de desembargadora.”
Representando a Comissão Eleitoral da OAB, Marcos Salum destacou o simbolismo democrático da consulta.
“Estamos em um momento histórico para a advocacia. Os nomes que concorrem são de extrema relevância e importância no mundo da democracia, e temos certeza de que todos sairão vencedores nesse dia tão importante.”
O debate segue sendo exibido e repercutido na programação da Rede Onda Digital, que também realizará o encontro com os advogados candidatos na sequência. A votação da advocacia está marcada para o dia 19 de dezembro.