Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Dia Mundial da Alimentação: ‘Combater a fome é devolver dignidade às pessoas”, diz secretário

O Dia Mundial da Alimentação foi criado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em 16 de outubro de 1979, durante o 20º aniversário da fundação da FAO, que ocorreu em 16 de outubro de 1945. O objetivo da data é chamar a atenção da população mundial para questões relacionadas à alimentação, nutrição e segurança alimentar.

Em alusão à data, a Rede Onda Digital conversou com o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saullo Vianna (UB), que destacou os projetos sociais da pasta voltados ao combate da fome em Manaus. Entre eles, se destaca o projeto “Manaus Sem Fome”, criado pelo próprio gestor.

“O Manaus Sem Fome nasceu de uma necessidade real e urgente: combater a insegurança alimentar na nossa cidade. Quando assumimos a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania, vimos que milhares de famílias ainda passavam o dia sem uma refeição digna. E foi a partir dessa realidade que o programa começou a ser estruturado, com o prefeito David Almeida e toda a nossa equipe”, destacou Saullo.

O secretário também reforçou outro projeto importante do Executivo municipal, na gestão de David Almeida (Avante): o Prato do Povo, no qual o valor da refeição é simbólico, de apenas R$ 1,00 para qualquer prato.

“É um grande guarda-chuva de ações, e dentro dele está o Prato do Povo, que hoje é uma das políticas públicas mais importantes da Prefeitura. É um programa que eu tive a alegria de viabilizar com emendas parlamentares do meu mandato, e que garante refeições gratuitas e de qualidade todos os dias. Já são 12 unidades espalhadas pela cidade, cada uma servindo mil refeições diárias, o que representa mais de 5 milhões de refeições distribuídas desde o início do projeto. É um trabalho que nasceu da escuta, da sensibilidade e da vontade de ver Manaus cuidando de quem mais precisa, com dignidade, comida boa e presença do poder público onde antes havia apenas ausência”, afirmou.


Saiba mais:

Dia Mundial do Ovo: muito mais que um alimento, produto é um agente econômico e cultural

Faturamento do Polo Industrial de Manaus atinge R$ 147 bilhões em oito meses


Como conhecer os projetos

O parlamentar destacou que o maior desafio é divulgar os programas para que mais pessoas conheçam os projetos da prefeitura.

“Acredito que o maior desafio agora é chegar até quem ainda não sabe que esses programas existem. Muita gente passa necessidade sem saber que pode contar com o Prato do Povo, com o Manaus Cidadã, com o Leite em Casa ou com os CRAS da cidade. Estamos ampliando a comunicação e a presença territorial da Secretaria, levando informação para as comunidades, para as igrejas, escolas e associações de bairro. Mas também é importante destacar que combater a fome não é apenas distribuir refeições. É gerar oportunidades, emprego e renda. É por isso que dentro da Semasc nós trabalhamos de forma integrada: a mesma pessoa que hoje recebe um prato de comida pode, amanhã, participar de um curso de capacitação, ter acesso a programas de crédito e voltar ao mercado de trabalho. Nosso compromisso é que ninguém em Manaus precise escolher entre comer e pagar as contas. Isso é o mínimo que o poder público tem que garantir”, destacou Saullo.

Novidades para ajudar a população

Saullo Vianna ainda comentou sobre as novidades que a Semasc planeja implementar nos próximos meses, como as cozinhas comunitárias.

“A boa notícia é que nós vamos continuar expandindo o Prato do Povo, levando novas unidades para áreas que ainda não têm atendimento. Além disso, estamos estruturando ações complementares, como cozinhas comunitárias e restaurantes populares, que vão fortalecer essa rede de segurança alimentar. Outro ponto importante é a integração com o programa Manaus por Você, que está ampliando o alcance das políticas sociais, incluindo segurança alimentar, inclusão produtiva e fortalecimento dos CRAS. A fome é um problema complexo, e a resposta precisa ser coletiva. O que posso garantir é que, enquanto estivermos à frente da Semasc, esse tema vai continuar sendo prioridade absoluta”, finalizou o secretário.

Estudo feito pelo IBGE

Na última semana, dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Contínua (PNAD-Contínua), divulgados, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que 61,1% dos domicílios amazonenses viviam com segurança alimentar em 2024.

O número representou um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior. Em números absolutos, 92 mil moradores deixaram a situação de insegurança alimentar grave. Mesmo com a melhora, 330 mil pessoas (8,0%) ainda estão expostas à situação de fome, o que coloca o Amazonas na segunda posição entre os maiores percentuais de insegurança alimentar grave.

Situação detalhada no Amazonas

Em relação às categorias de insegurança alimentar:

  • Grave: diminuiu de 422 mil para 330 mil pessoas, representando uma queda de 10,3% para 8,0% (redução de 2,3 pontos percentuais);
  • Moderada: caiu de 353 mil para 338 mil pessoas, percentual de 8,6% para 8,2% (redução de 0,4 ponto percentual);
  • Leve: reduziu de 1,16 milhão para 1,11 milhão de pessoas, percentual de 28,3% para 27,0% (redução de 1,3 ponto percentual).

O estudo reforça que, apesar das melhorias, a segurança alimentar ainda é um desafio relevante no Amazonas, tornando os projetos da Semasc, como o Manaus Sem Fome e o Prato do Povo, essenciais para garantir dignidade e alimentação adequada à população.

 

- Publicidade -[adrotate group="7"]

O Dia Mundial da Alimentação foi criado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em 16 de outubro de 1979, durante o 20º aniversário da fundação da FAO, que ocorreu em 16 de outubro de 1945. O objetivo da data é chamar a atenção da população mundial para questões relacionadas à alimentação, nutrição e segurança alimentar.

Em alusão à data, a Rede Onda Digital conversou com o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saullo Vianna (UB), que destacou os projetos sociais da pasta voltados ao combate da fome em Manaus. Entre eles, se destaca o projeto “Manaus Sem Fome”, criado pelo próprio gestor.

“O Manaus Sem Fome nasceu de uma necessidade real e urgente: combater a insegurança alimentar na nossa cidade. Quando assumimos a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania, vimos que milhares de famílias ainda passavam o dia sem uma refeição digna. E foi a partir dessa realidade que o programa começou a ser estruturado, com o prefeito David Almeida e toda a nossa equipe”, destacou Saullo.

O secretário também reforçou outro projeto importante do Executivo municipal, na gestão de David Almeida (Avante): o Prato do Povo, no qual o valor da refeição é simbólico, de apenas R$ 1,00 para qualquer prato.

“É um grande guarda-chuva de ações, e dentro dele está o Prato do Povo, que hoje é uma das políticas públicas mais importantes da Prefeitura. É um programa que eu tive a alegria de viabilizar com emendas parlamentares do meu mandato, e que garante refeições gratuitas e de qualidade todos os dias. Já são 12 unidades espalhadas pela cidade, cada uma servindo mil refeições diárias, o que representa mais de 5 milhões de refeições distribuídas desde o início do projeto. É um trabalho que nasceu da escuta, da sensibilidade e da vontade de ver Manaus cuidando de quem mais precisa, com dignidade, comida boa e presença do poder público onde antes havia apenas ausência”, afirmou.


Saiba mais:

Dia Mundial do Ovo: muito mais que um alimento, produto é um agente econômico e cultural

Faturamento do Polo Industrial de Manaus atinge R$ 147 bilhões em oito meses


Como conhecer os projetos

O parlamentar destacou que o maior desafio é divulgar os programas para que mais pessoas conheçam os projetos da prefeitura.

“Acredito que o maior desafio agora é chegar até quem ainda não sabe que esses programas existem. Muita gente passa necessidade sem saber que pode contar com o Prato do Povo, com o Manaus Cidadã, com o Leite em Casa ou com os CRAS da cidade. Estamos ampliando a comunicação e a presença territorial da Secretaria, levando informação para as comunidades, para as igrejas, escolas e associações de bairro. Mas também é importante destacar que combater a fome não é apenas distribuir refeições. É gerar oportunidades, emprego e renda. É por isso que dentro da Semasc nós trabalhamos de forma integrada: a mesma pessoa que hoje recebe um prato de comida pode, amanhã, participar de um curso de capacitação, ter acesso a programas de crédito e voltar ao mercado de trabalho. Nosso compromisso é que ninguém em Manaus precise escolher entre comer e pagar as contas. Isso é o mínimo que o poder público tem que garantir”, destacou Saullo.

Novidades para ajudar a população

Saullo Vianna ainda comentou sobre as novidades que a Semasc planeja implementar nos próximos meses, como as cozinhas comunitárias.

“A boa notícia é que nós vamos continuar expandindo o Prato do Povo, levando novas unidades para áreas que ainda não têm atendimento. Além disso, estamos estruturando ações complementares, como cozinhas comunitárias e restaurantes populares, que vão fortalecer essa rede de segurança alimentar. Outro ponto importante é a integração com o programa Manaus por Você, que está ampliando o alcance das políticas sociais, incluindo segurança alimentar, inclusão produtiva e fortalecimento dos CRAS. A fome é um problema complexo, e a resposta precisa ser coletiva. O que posso garantir é que, enquanto estivermos à frente da Semasc, esse tema vai continuar sendo prioridade absoluta”, finalizou o secretário.

Estudo feito pelo IBGE

Na última semana, dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Contínua (PNAD-Contínua), divulgados, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que 61,1% dos domicílios amazonenses viviam com segurança alimentar em 2024.

O número representou um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior. Em números absolutos, 92 mil moradores deixaram a situação de insegurança alimentar grave. Mesmo com a melhora, 330 mil pessoas (8,0%) ainda estão expostas à situação de fome, o que coloca o Amazonas na segunda posição entre os maiores percentuais de insegurança alimentar grave.

Situação detalhada no Amazonas

Em relação às categorias de insegurança alimentar:

  • Grave: diminuiu de 422 mil para 330 mil pessoas, representando uma queda de 10,3% para 8,0% (redução de 2,3 pontos percentuais);
  • Moderada: caiu de 353 mil para 338 mil pessoas, percentual de 8,6% para 8,2% (redução de 0,4 ponto percentual);
  • Leve: reduziu de 1,16 milhão para 1,11 milhão de pessoas, percentual de 28,3% para 27,0% (redução de 1,3 ponto percentual).

O estudo reforça que, apesar das melhorias, a segurança alimentar ainda é um desafio relevante no Amazonas, tornando os projetos da Semasc, como o Manaus Sem Fome e o Prato do Povo, essenciais para garantir dignidade e alimentação adequada à população.

 

- Publicidade -[adrotate group="9"]
Ingrid Formoso
Ingrid Formoso
Jornalista , há mais de 10 anos, já passou pela assessoria de vários orgãos públicos do Estado, foi produtora de tv e rádio e agora é editora chefe do Portal que mais cresce no Amazonas.

Mais lidas

Alberto Neto diz que impasse no PL do Amazonas não pode afetar projeto nacional

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), pré-candidato ao Senado, afirmou que o impasse interno do Partido Liberal (PL) no Amazonas não pode comprometer...

“Seremos protaganistas”, diz Marcellus Campêlo sobre corrida eleitoral para o Governo do Amazonas

O pré-candidato a deputado estadual e vice-presidente da Federação União Progressista no Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante agenda em Parintins, que...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Saullo Viana destaca parceria com Celso Sabino em toada do Caprichoso

O deputado federal Saullo Viana (MDB-AM) comentou, nesta sexta-feira (26), durante a primeira noite do Festival Folclórico de Parintins, a parceria com o ministro...

Roberto Cidade evita falar sobre reeleição em 2026

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), evitou comentar sobre disputar as eleições de 2026. Questionado sobre especulações envolvendo seu nome para a...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Caio André evita antecipar apoio, mas elogia Roberto Cidade para 2026

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, evitou confirmar apoio a uma eventual candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do...

Prefeito de Parintins nega atraso em repasses federais aos bois e explica novo modelo de pagamento

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), afirmou à Rede Onda Digital que os recursos do governo federal destinados ao Festival Folclórico tradicionalmente são...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Alberto Neto diz que impasse no PL do Amazonas não pode afetar projeto nacional

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), pré-candidato ao Senado, afirmou que o impasse interno do Partido Liberal (PL) no Amazonas não pode comprometer...

“Seremos protaganistas”, diz Marcellus Campêlo sobre corrida eleitoral para o Governo do Amazonas

O pré-candidato a deputado estadual e vice-presidente da Federação União Progressista no Amazonas, Marcellus Campêlo, afirmou nesta sexta-feira (26), durante agenda em Parintins, que...

Saullo Viana destaca parceria com Celso Sabino em toada do Caprichoso

O deputado federal Saullo Viana (MDB-AM) comentou, nesta sexta-feira (26), durante a primeira noite do Festival Folclórico de Parintins, a parceria com o ministro...

Roberto Cidade evita falar sobre reeleição em 2026

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), evitou comentar sobre disputar as eleições de 2026. Questionado sobre especulações envolvendo seu nome para a...

Caio André evita antecipar apoio, mas elogia Roberto Cidade para 2026

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, evitou confirmar apoio a uma eventual candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do...

Prefeito de Parintins nega atraso em repasses federais aos bois e explica novo modelo de pagamento

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD), afirmou à Rede Onda Digital que os recursos do governo federal destinados ao Festival Folclórico tradicionalmente são...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]