Home Política Profissionais da Educação pedem reivindicação em PL; CMM suspende sessão para dialogar com categoria

Profissionais da Educação pedem reivindicação em PL; CMM suspende sessão para dialogar com categoria

0
Profissionais da Educação pedem reivindicação em PL; CMM suspende sessão para dialogar com categoria
Reprodução/ CMM

A sessão plenária desta segunda-feira (9/60) precisou ser suspensa por alguns minutos para que os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) pudessem se reunir com profissionais da Educação da capital amazonense. O grupo fez um ato pacífico em frente à casa legislativa pedindo reinvindicação de um Projeto de Lei (PL), de autoria do Executivo Municipal, que tramita na Casa.

“Estamos reivindicando que o prefeito retire esse projeto de tramitação, reabra a mesa de negociação, porque nós temos outros itens valorosos para reivindicar. Nós queremos que o prefeito apresente uma contraproposta de reajuste salarial descente e respeitosa para os professores”, afirmou à Rede Onda Digital, Helma Sampaio, professora e coordenadora administrativa do Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom/Sindical).

https://twitter.com/redeondadigital/status/1932094095809544248?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1932094095809544248%7Ctwgr%5E24bd4afd7861b3cc9a04641100da21196eea7f2d%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fpublish.twitter.com%2F%3Furl%3Dhttps%3A%2F%2Ftwitter.com%2Fredeondadigital%2Fstatus%2F1932094095809544248

O projeto encaminhado à Câmara Municipal de Manaus já havia sido rejeitado por unanimidade em Assembleia Geral realizada no último dia 31 de maio. A decisão da categoria foi oficialmente comunicada à Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio do Ofício nº 51/25, protocolizado no dia 2 de junho.

Mesmo assim, de acordo com a categoria, “o prefeito não respeitou a decisão da categoria e enviou o Projeto de Lei (com o índice de 5,48%) para a Câmara de Vereadores, demonstrando todo o seu autoritarismo, sem apresentar nenhuma contraproposta para a categoria”.


Saiba mais: 

Cerimônia com Omar Aziz, Wilson Lima, David Almeida e autoridades para homenagear ministro do STF aquece bastidores da política

Eleições no PT-AM: debate com candidatos à presidência acontece nesta segunda-feira


 

Diante do empenho massivo de participantes no ato, que também ocuparam a galeria do plenário da casa legislativa, Helma foi chamada para falar na tribuna da CMM, onde reforçou a valorização da categoria para os vereadores.

“Escutem o Sindicato, escutem os professores, olhem o que o Sindicato tem de justificativa para estar solicitando o 10% de reajuste, não estamos só pedindo, temos respaldo para pedir, temos estudo de economista sério”, frisou a professora.

Após o discurso dela, o presidente da CMM, David Reis (Avante), fez a suspensão da sessão e pediu para que os envolvidos possam se reunir para tratar do tema.

“Vamos suspender agora a nossa reunião para que possamos proceder a reunião das comissões. Nossa reunião está suspensa pelo tempo de até 30 minutos”, pontuou.