Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Empresas e cidadãos podem ser multados por descarte irregular de lixo em Manaus, propõe projeto

Proposta do vereador Rodrigo Sá prevê punição com base em Unidades Fiscais do Município (UFM) para pessoas físicas e jurídicas que jogarem resíduos em locais proibidos

Empresas e moradores de Manaus poderão ser responsabilizados com multas se forem flagrados descartando lixo em locais proibidos, como ruas, bueiros, terrenos baldios e praças.

É o que propõe o Projeto de Lei nº 199/2025, de autoria do vereador Rodrigo Sá (Republicanos), que começou a tramitar na Câmara Municipal e já foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

“Esse projeto propõe uma gradação da política sancionatória para quem descarta resíduos de forma irregular. É uma bandeira que tenho levantado com muita veemência, especialmente por estar à frente da Comissão de Indústria e Comércio. Não adianta falar de sustentabilidade sem enfrentar essa realidade”, afirmou o vereador Rodrigo Sá em entrevista na CMM nesta segunda-feira (19/5).

A proposta cria um conjunto de normas e penalidades que atinge tanto pessoas físicas quanto jurídicas pelo descarte irregular de resíduos sólidos, químicos e entulhos. A medida vale para todo o território do município e prevê que, além da multa, o infrator será obrigado a recolher o lixo descartado em até 48 horas.


Leia mais: 

Aleam propõe Comissão Permanente em defesa da Zona Franca de Manaus a nível local e nacional

Ponte sobre o Rio Curuçá na BR-319 deve ser concluída em setembro, afirma Eduardo Braga


 

Rodrigo Sá é o autor do Projeto de Lei que responsabiliza os resíduos descartados - (Foto: Rede Onda Digital).
Rodrigo Sá é o autor do Projeto de Lei que responsabiliza os resíduos descartados – (Foto: Rede Onda Digital).

Lixo espalhado pela cidade

O parlamentar destacou que a proposta também tem foco em empresas de todos os portes, que, segundo ele, têm contribuído para a sujeira em diversos pontos de Manaus.

“Se você andar pelos bairros, pelos cantos da cidade e até pelo Distrito Industrial, vai ver muito lixo acumulado. Não é só a população que joga fora, há também empresas e microempresas que descartam entulho e resíduo químico de forma totalmente irregular”, criticou.

Lixo descartado de forma irregular tem prejudicado a cidade - (Foto: Divulgação/Defensoria Pública).
Lixo descartado de forma irregular tem prejudicado a cidade – (Foto: Divulgação/Defensoria Pública).

Educação ambiental e punição no bolso

Além da aplicação de multas com base na Unidade Fiscal do Município (UFM), o projeto prevê uma abordagem pedagógica. Segundo Rodrigo Sá, o objetivo é que a repressão venha acompanhada de campanhas de conscientização.

“A gente precisa promover uma política de educação ambiental, mas também de repressão. As pessoas só vão entender quando mexer no bolso. Isso é uma questão ambiental, de saúde pública e que está deixando nossa cidade feia, suja e com sérios problemas urbanos”, defendeu.

Caso o projeto seja aprovado nas próximas comissões e no plenário da Câmara Municipal, a nova lei entrará em vigor assim que for sancionada pelo Executivo municipal.

Veja a declaração:

- Publicidade -[adrotate group="7"]

Empresas e moradores de Manaus poderão ser responsabilizados com multas se forem flagrados descartando lixo em locais proibidos, como ruas, bueiros, terrenos baldios e praças.

É o que propõe o Projeto de Lei nº 199/2025, de autoria do vereador Rodrigo Sá (Republicanos), que começou a tramitar na Câmara Municipal e já foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

“Esse projeto propõe uma gradação da política sancionatória para quem descarta resíduos de forma irregular. É uma bandeira que tenho levantado com muita veemência, especialmente por estar à frente da Comissão de Indústria e Comércio. Não adianta falar de sustentabilidade sem enfrentar essa realidade”, afirmou o vereador Rodrigo Sá em entrevista na CMM nesta segunda-feira (19/5).

A proposta cria um conjunto de normas e penalidades que atinge tanto pessoas físicas quanto jurídicas pelo descarte irregular de resíduos sólidos, químicos e entulhos. A medida vale para todo o território do município e prevê que, além da multa, o infrator será obrigado a recolher o lixo descartado em até 48 horas.


Leia mais: 

Aleam propõe Comissão Permanente em defesa da Zona Franca de Manaus a nível local e nacional

Ponte sobre o Rio Curuçá na BR-319 deve ser concluída em setembro, afirma Eduardo Braga


 

Rodrigo Sá é o autor do Projeto de Lei que responsabiliza os resíduos descartados - (Foto: Rede Onda Digital).
Rodrigo Sá é o autor do Projeto de Lei que responsabiliza os resíduos descartados – (Foto: Rede Onda Digital).

Lixo espalhado pela cidade

O parlamentar destacou que a proposta também tem foco em empresas de todos os portes, que, segundo ele, têm contribuído para a sujeira em diversos pontos de Manaus.

“Se você andar pelos bairros, pelos cantos da cidade e até pelo Distrito Industrial, vai ver muito lixo acumulado. Não é só a população que joga fora, há também empresas e microempresas que descartam entulho e resíduo químico de forma totalmente irregular”, criticou.

Lixo descartado de forma irregular tem prejudicado a cidade - (Foto: Divulgação/Defensoria Pública).
Lixo descartado de forma irregular tem prejudicado a cidade – (Foto: Divulgação/Defensoria Pública).

Educação ambiental e punição no bolso

Além da aplicação de multas com base na Unidade Fiscal do Município (UFM), o projeto prevê uma abordagem pedagógica. Segundo Rodrigo Sá, o objetivo é que a repressão venha acompanhada de campanhas de conscientização.

“A gente precisa promover uma política de educação ambiental, mas também de repressão. As pessoas só vão entender quando mexer no bolso. Isso é uma questão ambiental, de saúde pública e que está deixando nossa cidade feia, suja e com sérios problemas urbanos”, defendeu.

Caso o projeto seja aprovado nas próximas comissões e no plenário da Câmara Municipal, a nova lei entrará em vigor assim que for sancionada pelo Executivo municipal.

Veja a declaração:

- Publicidade -[adrotate group="9"]

Mais lidas

Parintins é o destino, mas Manaus também tem programação especial neste fim de semana

Exposições gratuitas, festas temáticas, arraiais juninos e a transmissão oficial do Festival na capital amazonense prometem agitar os dias 26, 27 e 28 de...

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...
- Publicidade - [adrotate group="17"]

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...
- Publicidade - [adrotate group="18"]

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...
- Publicidade - [adrotate group="19"]
- Publicidade - [adrotate group="1"]
Leia também

Parintins é o destino, mas Manaus também tem programação especial neste fim de semana

Exposições gratuitas, festas temáticas, arraiais juninos e a transmissão oficial do Festival na capital amazonense prometem agitar os dias 26, 27 e 28 de...

Escola indígena do Amazonas está entre as finalistas de melhores escolas do mundo

A Escola Baniwa Kalipana, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, colocou o Amazonas entre os destaques da educação mundial ao...

Pesquisa mostra disputa aberta para deputado estadual no AM

Levantamento aponta 82% de eleitores indecisos e percentuais reduzidos entre os pré-candidatos mais lembrados à Assembleia Legislativa. A primeira pesquisa espontânea para deputado estadual divulgada...

Direto ao Ponto Pesquisas: 86% não sabem em quem votar para deputado federal

A disputa pelas cadeiras na Câmara dos Deputados começou a ganhar os primeiros contornos, mas o tabuleiro político está aberto. Um novo levantamento do...

Em meio à crise no PL, Maria do Carmo declara apoio a Michelle Bolsonaro

A pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo Seffair, manifestou apoio público à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em meio à crise interna...

Nível de rejeição de Lula e Flávio Bolsonaro é quase igual, aponta PoderData

A mais recente pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira (25), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro...
- Publicidade - [adrotate group="21"]
- Publicidade - [adrotate group="23"]