Home Política Escolas de Manaus deverão exibir Lei Henry Borel em locais visíveis, determina projeto aprovado na CMM

Escolas de Manaus deverão exibir Lei Henry Borel em locais visíveis, determina projeto aprovado na CMM

0
Escolas de Manaus deverão exibir Lei Henry Borel em locais visíveis, determina projeto aprovado na CMM
Professora da rede municipal de Educação ensinando leitura e interpretação de texto aos alunos. Foto – Ulisson Santos/Semed

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, em segunda discussão, nesta segunda-feira (3/11), o projeto de lei do vereador Raiff Matos (PL) que obriga escolas e creches, públicas e privadas, a fixarem em locais visíveis a redação da Lei Federal nº 14.344/2022, conhecida como Lei Henry Borel. A proposta segue agora para sanção do prefeito David Almeida (Avante).

A medida busca reforçar a divulgação e o conhecimento da legislação que combate a violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes, criando um ambiente de conscientização dentro das instituições de ensino.

Segundo o texto aprovado, o Poder Público Municipal será responsável por definir os critérios e estratégias para a execução da lei, incluindo campanhas educativas e métodos de informação acessíveis à comunidade escolar.

Proteção e conscientização

Na justificativa, o vereador destacou que a iniciativa tem como foco fortalecer o princípio da igualdade e proteger pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente crianças e adolescentes.

“Divulgar a Lei Henry Borel é uma forma de garantir que mais pessoas conheçam seus direitos e saibam identificar e denunciar casos de violência doméstica contra menores”, ressaltou o parlamentar.


Saiba mais: 

TSE avalia registro do Missão, partido idealizado pelo MBL

Brasil tem 24 partidos em formação; saiba como funciona o processo de criação de novas legendas


A lei, sancionada em 2022, recebeu o nome do menino de 4 anos morto após agressões do padrasto, ex-vereador Dr. Jairinho, e pela mãe dele, Monique Medeiros, no Rio de Janeiro e estabelece mecanismos de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra menores de 18 anos.

Com a aprovação, escolas e creches de Manaus deverão afixar cartazes ou placas informativas sobre a legislação, reforçando o papel das instituições de ensino como espaços de proteção e informação.